Ensino Médio Inovador
O Programa Ensino Médio Inovador foi uma ação do Ministério da Educação para a elaboração do redesenho curricular nas escolas de Ensino Médio e contribuiu para disseminar a cultura para o desenvolvimento de um currículo mais dinâmico e flexível, que contemplou os conhecimentos das diferentes áreas numa perspectiva interdisciplinar e articulada à realidade dos estudantes, suas necessidades, expectativas e projetos de vida. Neste sentido, esta ação teve relação direta com a estratégia 3.1 da meta 3 do PNE, que propõe a renovação curricular do ensino médio por meio da organização flexível e diversificada dos currículos.
Qual o objetivo?
O Programa Ensino Médio Inovador no Paraná propõe a organização e o planejamento de Ações Pedagógicas Integradas ao currículo. Como disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012), “o Ensino Médio em todas suas formas de oferta e organização” deve considerar os seguintes aspectos:
- formação integral do estudante;
- trabalho e pesquisa como princípios educativos e pedagógicos, respectivamente;
- educação em direitos humanos como princípio nacional norteador;
- sustentabilidade ambiental como meta universal;
- indissociabilidade entre educação e prática social, considerando a historicidade dos conhecimentos e sujeitos do processo educativo, bem como entre teoria e prática no processo ensino-aprendizagem;
- integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais, realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização;
- reconhecimento e aceitação da diversidade e da realidade concreta dos sujeitos do processo educativo, das formas de produção, dos processos de trabalho e das culturas a eles subjacentes;
- integração entre a educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular.
Qual o público alvo?
Partindo do pressuposto que as ações indutoras de um ‘redesenho’ curricular que atendam as atuais demandas da população jovem devem ser ofertadas a todos os estudantes do Ensino Médio, incluindo a Modalidade de Educação Profissional, o Programa Ensino Médio Inovador no Paraná propõe a organização e o planejamento de Ações Pedagógicas Integradas ao Currículo. Nesse contexto, as disciplinas se configuram como campos do conhecimento que “devem dialogar numa perspectiva interdisciplinar” (DCE, 2008, p. 29)
Como são executadas as ações do ProEMI?
Todas as ações pedagógicas planejadas são desenvolvidas durante a carga horária semanal de aulas e por seus professores afins. Ou seja, as ações integradas devem partir da proposta pedagógica curricular das unidades escolares, se incorporarem ao Plano de Trabalho Docente e se efetivarem na prática realizada em sala de aula.
Quais são os critérios de adesão ao ProEMI?
Para aderir ao ProEMI no Estado do Paraná, em consonância com o Ofício Circular Nº43- GAB/SEB/MEC, de 09 de setembro de 2013, as escolas interessadas deverão ofertar pelo menos um dos cursos abaixo:
- Ensino Médio Noturno
- Educação Profissional:
- Cursos Integrados
- Colégios Agrícolas e Florestais
- Formação de Docentes
Como aderir ao Programa Ensino Médio Inovador?
As adesões ao programa se dão anualmente. Para maiores informações, consulte o seu Núcleo Regional de Educação.
Saiba um pouco mais sobre esse Programa: