Relato: Produção do Livro
Pedagoga: Alexandro Muhlstedt Instituição / Escola: C. E. Professor Francisco Zardo - EFPM Município / Estado: Curitiba - PR Segmentos em que foi aplicado: Professores e alunos Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a Dia Educação? Não |
Catar feijão se limita com escrever:
joga-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo:
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.
(João Cabral de Melo Neto – A Educação pela Pedra, 1995)
Relato
Os profissionais do Colégio Estadual Professor Francisco Zardo – Curitiba, muito se orgulham por constar em seu Projeto Político-Pedagógico, e na prática do dia a dia, o incentivo à arte e à cultura. Sendo escola pública estadual mantém entre seus princípios a oferta de atividades, no cotidiano das ações pedagógicas, que estimulam a prática criativa de seus alunos. São desafios propostos aos docentes que se expandem aos alunos, tecendo uma rede aprendizagens. A partir disso, entende-se que a escrita de textos é uma atividade que deve ser motivada diariamente. Afinal, atualmente há uma dificuldade cada vez maior dos professores em conseguir produção escrita dos alunos, tendo em vista o vasto campo de imagens, sons e movimentos que são muito mais empolgantes que o exercício de pensar a língua de modo escrito.
Desafiados por esta questão, nasceu no Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, de Curitiba, o Projeto “Fragmentos de Prosa e Verso” com o intuito de estimular a pesquisa, a leitura e a escrita de textos. Durante todo o mês de agosto de 2012 os professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, Médio e dos Cursos Técnicos Integrados de Informática, Meio Ambiente e Secretariado incentivaram ações de estudo, pesquisa e produção de textos. Os gêneros escolhidos foram inspirados na Olimpíada de Língua Portuguesa: Poesia, Memória Literária, Crônica e Artigo de Opinião. Após semanas de trabalho, centenas de textos foram escritos, corrigidos e reescritos, sendo que todo o percurso de estudos e produção foi fotografado e postado no blog da escola (www.pedagogiazardo.blogspot.com).
Cada professor trabalhou com seus alunos as categorias textuais (gêneros), acompanhou a produção, corrigiu cada um dos textos, encaminhou a reestruturação e selecionou aqueles que melhor representavam o gênero e demonstravam o teor criativo do aluno. Por fim, mais de uma centena de textos foram selecionados e, por meio de parceria com a Edita Appris, publicados em forma de livro que foi denominado “Fragmentos”. O livro é, então, resultado de um processo que percorreu a pesquisa, a leitura, a participação em Rodas de Leitura (das Casas de Leitura Manoel Carlos Karam – Parque Barigui e Maria Nicola - Santa Felicidade) e a composição de textos de temas livres. Foi empolgante perceber a diversidade de temas sobre os quais os alunos escreveram: Lugar onde moram, Primeiro Amor, Drogas, Casamento Gay, Meio Ambiente, Brincadeiras de infância, Situações do dia a dia, Transporte, Aborto, Amizade, Saudade, Perdas, Encontros, Consumismo, Copa do Mundo, Passeios, entre tantos outros.
No livro está concretizada uma atividade pedagógica rica que coincidiu com o sonho da Diretora Geral Naterci de Souza Schiavinato, no qual foram materializadas as possibilidades de “tirar leite de pedra”, estimulando os nossos jovens a viajarem pelo mundo da escrita de textos. Nos “Fragmentos” estão marcados os momentos vivenciados pelos alunos e professores no fascinante mundo da Prosa e da Poesia. Permanecem também pequenos retalhos de descobertas neste instigante universo das Palavras da nossa Língua Portuguesa. Afinal, revelar-se por meio da escrita é uma arte e burilar as palavras, é um trabalho bastante interessante e instigante.
O lançamento oficial do livro ocorreu em evento no dia 30 de novembro de 2012 no qual compareceram os alunos escritores, suas famílias, os professores de Língua Portuguesa, os profissionais da Escola e da Editora Appris, a imprensa (Rede Massa – SBT, Jornal Comunicare – PUC e Jornal da Cidade). Os alunos, felizes, distribuíram autógrafos, deram entrevistas e, sobretudo, entenderam que a escrita é sempre uma aventura. Aventura esta que junta as palavras, a criatividade, a imaginação e o esforço.
Fotos do Lançamento do Livro Fragmentos