DESCRITOR
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ANO PDE
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NOME PROFESSOR
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TÍTULO
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NRE
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IES
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ACESSE
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D12 - Determinar a solução de um sistema linear associando-o a uma matriz
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2007
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Cristiani dos Santos Campos
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Tratamento da diabetes: uma aplicação de
matrizes
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Apucarana
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UEL
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D12 - Determinar a solução de um sistema linear associando-o a uma matriz
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2008
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Sineide Farina Messias
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Uma atividade de modelagem matemática na sala de aula: o problema da obesidade na adolescência
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Maringá
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UEM
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D12- Determinar a solução de um sistema linear associando-o a uma matriz
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2009
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José Loureto da Cruz |
Modelagem na educação matemática e o comércio alimentício
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Ivaiporã
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UEL
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D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
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2007
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Oswaldo Bulla
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Conceitos por meio de planificação e construção de poliedros
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Maringá
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UEM
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D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
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2007
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Aldenir Ventura
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O ensino da geometria com o uso das embalagens
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Cascavel
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Unioeste
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D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
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2007
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Marcelo Turkiewicz
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Uma proposta para desenvolver o conteúdo pirâmides em geometria espacial
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Goioerê
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Unioeste
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D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
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2007
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Josiane Bernini Jorente Martins |
Construção de uma Metodologia para ensinar e aprender
matemática - um estudo de caso da terceira série do ensino médio
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Assis Chateaubriand
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Unioeste
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D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
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2008
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Ilseu Versa
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Poliedros e prismas: um passeio pela sua história e algumas aplicações
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Cascavel
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Unioeste
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D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
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2008
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Juliana Scalassara Campos
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Geometria espacial
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Londrina
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UEL
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D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
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2008
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Viviane Aparecida Veron
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Aplicação da geometria espacial em ambientes diversos
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Pato Branco
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Unicentro
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D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
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2008
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Carmelígia Marchini
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Caderno pedagógico: elo entre ambientes tridimensionais e bidimensionais
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Curitiba
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UFPR
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D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
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2009
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Salete Terezinha de Lima Ignachewski
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Modelagem e etnomatemática: articulações pedagógicas para o ensino de medidas na 5ª série
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Irati
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Unicentro
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D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
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2009
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Claudete Quadra de Morais
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Medida: ponto de massa entre a matemática, o corpo humano, e o atletismo
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Francisco Beltrão
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Unioeste
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D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
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2009
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Fernanda da Silva Vieira
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A matemática e o corte da cana-de-açúcar
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Umuarama
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UEM
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D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
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2009
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Luci Maria Dias Onório
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Medida de comprimento
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Paranavaí
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Fafipa
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D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
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2009
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Lydiani Maria dos Santos Pezzini
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Contextualizando o uso do metro como padrão de medida
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Paranaguá
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UTFPR
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D19 – Resolver problema envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido
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2009
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Rosangela Assis
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Razão no dia a dia das pessoas
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Curitiba
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UFPR
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D22 - Determinar no ciclo trigonométrico os valores de seno, cosseno e tangente de um arco no intervalo (0,2N)
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2007
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Nivaldo Bortolotti
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O computador e a disciplina de matemática
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Londrina
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UEM
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D22 - Determinar no ciclo trigonométrico os valores de seno, cosseno e tangente de um arco no intervalo (0,2N)
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2007
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Ivane Marcarini Simionato
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Salve o planeta!
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Pato Branco
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Unicentro
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D22 - Determinar no ciclo trigonométrico os valores de seno, cosseno e tangente de um arco no intervalo (0,2N)
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2007
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Sueli da Silva Rossi
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Funções trigonométricas e os sons musicais
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Londrina
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UEL
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D22 - Determinar no ciclo trigonométricos os valores de seno, cosseno e tangente de um arco no intervalo (0,2N)
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2007
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Marideisa Ita Refosco |
Orientações pedagógicas – matemática – laboratório de ensino de matemática
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Cascavel
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Unioeste
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D22 - Determinar no ciclo trigonométricos os valores de seno, cosseno e tangente de um arco no intervalo (0,2N)
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2007
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Terezinha Yoshiko Takaki
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Álgebra do ensino médio – quando usamos?
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Londrina
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UEL
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D22 - Determinar no ciclo trigonométricos os valores de seno, cosseno e tangente de um arco no intervalo (0,2N)
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2008
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Claudete Aparecida Almeida de Gaspari
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O ensino de trigonometria utilizando o laboratório de
ensino de matemática
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Goioerê
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UEM
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D22 - Determinar no ciclo trigonométrico os valores de seno, cosseno e tangente de um arco no intervalo (0,2N)
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2008
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Valério Marcio de Souza Cordeiro
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A trigonometria e o cálculo de distâncias
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Cascavel
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Unioeste
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D22 - Determinar no ciclo trigonométrico os valores de seno, cosseno e tangente de um arco no intervalo (0,2N)
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2008
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José Mario leite
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Materiais manipuláveis para o ensino de geometria espacial
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Curitiba
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UTFPR
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D22- Determinar no ciclo trigonométrico os valores de seno, cosseno, tangente de um arco no intervalo (0,2)
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2009
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Laura Jane Tabatcheik Comin
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A história da matemática como recurso didático para o ensino da disciplina
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Pato Branco
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Unicentro
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D22- Determinar no ciclo trigonométrico os valores de seno, cosseno, tangente de um arco no intervalo (0,2)
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2009
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Selma Maria Silva
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Desmistificando a trigonometria
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Toledo
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Fafipa
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D22- Determinar no ciclo trigonométrico os valores de seno, cosseno, tangente de um arco no intervalo (0,2)
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2009
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Cledi Vons Nogeuira Tamaributi
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O ensino de trigonometria como apoio do software geogebra
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Cascavel
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Unioeste
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D30 - Resolver problemas reconhecendo a progressão aritmética como uma função do 1º grau definida no conjunto dos números inteiros positivos
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2007
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Susana Lucia Pereira Guedes
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O ensino de matemática pela aprendizagem significativa:
uma experiência de ensino de matemática financeira
na EJA – ensino médio
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Curitiba
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UTFPR
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D30 - Resolver problemas reconhecendo a progressão aritmética como uma função do 1º grau definida no conjunto dos números inteiros positivos
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2007
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Epaminondas Alves dos Santos
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Matemática financeira contextual
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Jacarezinho
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UEL
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D30 - Resolver problemas reconhecendo a progressão aritmética como uma função do 1º grau definida no conjunto dos números inteiros positivos
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2008
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Vanderlei Ceccatto
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Matemática financeira e sua relação com progressões e funções
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Laranjeiras do Sul
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Unicentro
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D30- Resolver problemas reconhecendo a progressão aritmética como uma função do 1º grau definida no conjunto dos números inteiros positivos
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2009
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Maria de Fátima Pereira
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Modelagem matemática no estudo de sequências: progressão aritmética progressão geométrica e sua relação com funções
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Maringá
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UEM
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D30- Resolver problemas reconhecendo a progressão aritmética como uma função do 1º grau definida no conjunto dos números inteiros positivos
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2009
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Reginaldo Antônio Viana Franco
|
A modelagem como estratégia de ensino de matemática
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Jacarezinho
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UENP
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D45 – Resolver problemas envolvendo o teorema de Tales
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2007
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Antônio Osny Gaiowski
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Quando a soma dos ângulos internos do triângulo é diferente de 180º
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Toledo
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Unioeste
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D45 – Resolver problemas envolvendo o teorema de Tales
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2008
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Claudete Aparecida Almeida de Gaspari
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O ensino de trigonometria utilizando o laboratório de ensino de matemática
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Maringá
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UEM
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D45 – Resolver problemas envolvendo o teorema de Tales
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2008
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José Mario Leite
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Caderno pedagógico materiais manipuláveis para o ensino de geometria espacial
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Curitiba |
UTFPR
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D45 – Resolver problemas envolvendo o teorema de Tales
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2008
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Adriana Possobom de Oliveira Ferreira
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Os recursos didáticos como mediadores dos processos de ensinar e aprender matemática
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Maringá
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UEM
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D48 - Resolver problemas que envolvam a distância entre dois pontos no Plano Cartesiano
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2007
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Maria Jussara Sobenko Hatum
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Funções utilizando recursos tecnológicos
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Curitiba
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UEM
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D48 - Resolver problemas que envolvam a distância entre dois pontos no Plano Cartesiano
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2007
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Silvia Tereza Juliani Brandt
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O software geogebra como alternativa no ensino da geometria em um mini curso para professores
|
Cianorte
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UEM
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D48 - Resolver problemas que envolvam a distância entre dois pontos no Plano Cartesiano
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2007
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Gisele Resstel Amaral
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Geometria utilizando o software geogebra
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Londrina
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UEL
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D48 - Resolver problemas que envolvam a distância entre dois pontos no Plano Cartesiano
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2008
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Angela Afonsina de Souza Barbosa
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Usando o geoplano e o software geogebrapara aprender e ensinar matemática
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Paranaguá
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UFPR
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D48 - Resolver problemas que envolvam a distância entre dois pontos no Plano Cartesiano
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2008
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Katie Calonassi de Oliveira da Silva
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O jogo como estratégia no processo ensino-aprendizagem de matemática na 6ª série ou 7º ano
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Curitiba
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UTFPR
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D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
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2007
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Claudilaine Asth Gonçalves Torres
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Calculando direitos do trabalhador
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Ibaiti
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UEL
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D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
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2007
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Eloi Myszka
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Orçamento familiar
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Guarapuava
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Unicentro
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D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
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2007
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Epaminondas Alves dos Santos
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A matemática financeira como alternativa de contextualização
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Jacarezinho
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UEL
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D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
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2007
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Carlos Nicolau
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Tendências em educação matemática – resolução de problemas: como como resolver um problema envolvendo função exponencial
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AMN
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UTFPR
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D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
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2007
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Evaldo José Drabeski
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O fim do mundo
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União da Vitória
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Unicentro
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D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
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2007
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Susana Lúcia Pereira Guedes
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O ensino de matemática pela aprendizagem significativa: uma experiência de ensino de matemática financeira na EJA – ensino médio
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AMS
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UTFPR
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D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
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2007
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Olindo Possiede Júnior
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Matemática financeira: anuidades – cálculos e reflexões
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Paranaguá
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UFPR
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D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
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2007
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Ivanise Zem de Morais
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Números e álgebra
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AMS
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UTFPR
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D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
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2007
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Terezinha Yoshiko Takaki
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Álgebra do ensino médio quando usamos? |
Londrina
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UEL
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D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
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2008
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Ubirajara Gomes de Azeredo Filho
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Matemática financeira: juros simples e composto
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Curitiba
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UTFPR
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D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
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2008
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Vanderlei Ceccatto
|
Matemática financeira e suas relações com progressões e funções
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Laranjeiras do Sul
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Unicentro
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D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
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2008
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Ângela Regina da Silva
|
A matemática financeira no ensino médio
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Paranavaí
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Fafipa
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D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
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2008
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Acir Senn
|
Matemática financeira participando de suas decisões
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União da Vitória
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UFPR
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D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
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2008
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Inez Ana Isoton
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Educar para a independência financeira
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Francisco Beltrão
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Unioeste
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D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
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2009
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Marlene Ivanilde Gomedi
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Buscando a compreensão e a aplicação da matemática financeira em situações cotidianas
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Apucarana
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UEL
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D52 – Resolver problemas envolvendo juros compostos
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2009
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Sonia Soely Mendes
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Uso da calculadora em sala de aula
|
Curitiba
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UTFPR
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D52- Resolver problemas envolvendo juros compostos
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2009
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Margarete Demetreo |
Educação financeira por meio da resolução de problemas, para alunos de 8ª série do ensino fundamental
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Francisco Beltrão
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Unioeste
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