Planilha: Produções PDE - Língua Portuguesa

Neste espaço você encontra a lista das Produções - PDE (2007 a 2009). Para acessar a produção, clique no ícone PDF.


 DESCRITOR
 ANO PDE
 NOME PROFESSOR
 TÍTULO
NRE
 IES
ACESSE
D03 – Realizar inferência de uma informação implícita em um texto
2007
Roseli Marinelli Rodrigues
A importância do implícito na elaboração dos significados
AMN

UTFPR
 PDF
D03 – Realizar inferência de uma informação implícita em um texto
2007
Zelita Borges Martins
Sequência didática: resenhas de filmes
Cianorte
UEM
PDF 
D03 – Realizar inferência de uma informação implícita em um texto
2007
Terezinha Aparecida Lazzarotto
A tira de jornal como um recurso didático
Curitiba
UTFPR
PDF 
D03 - Realizar inferência de uma informação implícita em um texto
2009
Amelia Silvia Marcelino
Leitura: processo formador da criticidade
Jacarezinho
UENP
PDF 
D03 - Realizar inferência de uma informação implícita em um texto
2009
Ana Marcia Teodoro
Propaganda: um gênero discursivo para ser lido à luz da análise do discurso
Toledo
Unioeste
PDF 
D03 - Realizar inferência de uma informação implícita em um texto
2009
Vilma Salete dos Santos Pereira
Os gêneros jornalísticos e a circulação de informações em debate na sala de aula
Irati
Unicentro
PDF 
D05 – Distinguir um fato de uma opinião
2007
Ana Cristina dos Santos Gaio da Silva
Informação e opinião: o dialogismo necessário
AMS
UTFPR
PDF 
D05 – Distinguir um fato de uma opinião
2009
Adma Coelho Rodrigues Moretti
O texto publicitário: recurso de manipulação de opiniões
Ivaiporã
UEL
PDF 
D05 – Distinguir um fato de uma opinião
2009
Leonice Aparecida Braga
Artigo de opinião: da produção à revisão
Maringá
UEM
PDF 
D05 – Distinguir um fato de uma opinião
2009
Maria do Carmo Stevanin da Silva
Argumentar, uma habillidade que se aprende
Assis Chateaubriand
Unioeste
PDF 
D05 – Distinguir um fato de uma opinião
2009
Maria Eluiza Solareviski
A palavra como instrumento de poder: uma contribuição da análise do discurso para o trabalho com textos em sala de aula
Irati
Unicentro
PDF 
D07-Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros
2009
Denise Marisa Goya
Gêneros textuais em sala de aula: charge e artigo de opinião
Londrina
UEL
PDF 
D07-Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros
2009
Marilda Krenski
Sedução machadiana: uma sequência didática no gênero conto
Campo Mourão
Fecilcam
PDF 
D08 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema
2009
Cristina Mascari
A reescrita em sala de aula: conflitos entre os problemas linguísticos e os objetivos do texto
Jacarezinho
UENP
PDF 
D08- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema
2009
Maria Eluiza Solareviski
A palavra como instrumento de poder: uma contribuição da análise do discurso para o trabalho com textos em sala de aula
Irati
Unicentro
PDF 
D08- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema
2009
Marli do Nascimento
Os não-ditos na leitura e interpretação de textos publicitários
Pitanga
Unicentro
PDF 
D08- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema
2009
Rozeli Soares Kulisz
Leitura de textos literários para vestibular, releituras e suas interpretações
Curitiba
Fafipar
PDF 
D08- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema
2009
Silvanete Marques
Avaliando textos na escola: da produção à competência textual
União da Vitória
Fafiuv
PDF 
D09 – Reconhecer posicionamentos em um ou mais textos que tratam do mesmo tema
2007
Cecília Lopes Camargo
Charge: diversão ou crítica?
Wenceslau Braz
UEPG
PDF 
D09- Reconhecer posicionamentos em um ou mais textos que tratam do mesmo tema
2009
Maria Eluiza Solareviski
A palavra como instrumento de poder: uma contribuição da análise do discurso para o trabalho com textos em sala de aula
Irati
Unicentro
PDF 
D09- Reconhecer posicionamentos em um ou mais textos que tratam do mesmo tema
2009
Marli do Nascimento
Os não-ditos na leitura e interpretação de textos publicitários

Pitanga
Unicentro
PDF 
D09- Reconhecer posicionamentos em um ou mais textos que tratam do mesmo tema
2009
Rozeli Soares Kulisz
Leitura de textos literários para vestibular, releituras e suas interpretações
Curitiba
Fafipar
PDF 
D09- Reconhecer posicionamentos em um ou mais textos que tratam do mesmo tema
2009
Silvanete Marques
Avaliando textos na escola: da produção à competência textual
União da Vitória
Fafiuv
PDF 
D10 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade
2007
Eleni Cruz Pereira
Para passar no vestibular? Só costurando!
Cascavel
Unioeste
PDF 
D10 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade
2009
Celso Luiz Fracaro
O texto argumentativo em sala de aula
Guarapuava
Unicentro
PDF 
D12 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la
2007
Maria do Rocio Fagundes Ramos
Contra provas, não há argumentos!
Ibaiti
UEL
PDF
D12- Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la
2009
Lidair Tochetto
A construção da capacidade de argumentar por meio de uma proposta de ensino com o gênero discursivo – “artigo de opinião”
Francisco Beltrão
Unioeste
PDF 
D17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outros recursos gráficos
2007
Deise Benvenutti
Valores achados e perdidos
Paranaguá
UFPR
PDF 
D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos estilísticos
2007
Claci Fatima Lavalli
Um estudo sobre efeitos de sentido produzidos pelos enunciados expostos em para-choques de caminhões
Francisco Beltrão
Unioeste
PDF 
D19 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos estilísticos
2009
Eliane de Fatima Ferreira
O humor e a ludicidade na sala de aula

Apucarana
UENP
PDF 
D19 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos estilísticos
2009
Joseane Regina Miri
Crônicas de Luis Fernando Veríssimo: os sentidos possíveis

Pato Branco
Unicentro
PDF 
D19 -Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos estilísticos
2009
Jovilde Lourdes Lupattini
Intertextualidade: construindo sentidos durante a leitura

Pato Branco
Unicentro
PDF 
D19 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos estilísticos
2009
Maria Roseli Castilho
Colombo: o acontecimento que produz e negocia sentidos
Foz do Iguaçu
Unioeste
PDF 
D19 -Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos estilísticos
2009
Sonia Maria Moro
A produção de sentido: um mergulho nos meandros do discurso
Umuarama
UENP
PDF 
D20 –Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto
2007
Célia de Oliveira Pimentel
Oralidade na escrita. Erro?
Ponta Grossa
UEPG
PDF 
D21- Identificar elementos que conferem literariedade a um determinado texto
2007
Amarildo Britzius Redies
Delimitação estética e histórica do Barroco
Foz do Iguaçu
Unioeste
PDF 
D21- Identificar elementos que conferem literariedade a um determinado texto
2007
Simone Gonzales Sagrilo
Literatura infanto-juvenil: mediação ou dominação
Maringá
UEM
PDF 
D21- Identificar elementos que conferem literariedade a um determinado texto
2009
Isabel Lilian Vagetti
A literariedade no gênero musical: o discurso e sua pluralidade
Jacarezinho
Fafipa
PDF 
D21- Identificar elementos que conferem literariedade a um determinado texto
2009
Lucia Marinalva Galeti
Letramento literário: atividades pedagógicas para professores da educação infantil
Curitiba
UFPR
PDF 
D21- Identificar elementos que conferem literariedade a um determinado texto
2009
Maria do Carmo da Silva Rezende
Práticas leitoras no ensino médio: (re)vendo o texto literário
Irati
Unicentro
PDF 
D21- Identificar elementos que conferem literariedade a um determinado texto
2009
Maria Rosangela de Abreu Nadalini
Letramento literário: a narrativa na sala de aula
Maringá
UEM
PDF 
D21- Identificar elementos que conferem literariedade a um determinado texto
2009
Marisa Poiski da Luz
O texto literário: cabeças bem feitas na sala de aula
Laranjeiras do Sul
Unicentro
PDF 
D21- Identificar elementos que conferem literariedade a um determinado texto
2009
Mirna Werner Fagundes
Uma experiência com leitores pós-modernos: a produção de filmes de animação partindo do texto literário
AMN
Fafipar
PDF 
D22 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constróem a narrativa
2007
Marineide Beckhauser Satim
Sequência didática
Paranavaí
UEM
PDF 
D22 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constróem a narrativa
2007
Zulmira Beranise de Oliveira
Sequência didática para o trabalho com o gênero textual: o mundo fantástico das lendas
Campo Mourão
UEM
PDF 
D22 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constróem a narrativa
2009
Amelia Zenir Coral
Gêneros literários na sala de aula: práticas de leitura e escrita
Maringá
UEM
PDF 
D22 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constróem a narrativa
2009
Margarida Jordão Volpato
Leitura e escrita de textos em ambiente informatizado
Cianorte
UEM
PDF 
D22 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constróem a narrativa
2009
Sandra Cristina Miranda
Trabalhando com gênero narrativo: estratégias para a formação do leitor
Maringá
UEM
PDF 
D22- Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constróem a narrativa
2009
Sonia Regina Almeida
Ensino da literatura a partir de narrativas longas
Curitiba
Fafipar
PDF 
Recomendar esta página via e-mail: