DESCRITOR
|
ANO PDE
|
NOME PROFESSOR
|
TÍTULO
|
NRE
|
IES
|
ACESSE
|
D03 – Realizar inferência de uma informação implícita em um texto
|
2007
|
Roseli Marinelli Rodrigues
|
A importância do implícito na elaboração dos significados
|
AMN
|
UTFPR
|
|
D03 – Realizar inferência de uma informação implícita em um texto
|
2007
|
Zelita Borges Martins
|
Sequência didática: resenhas de filmes
|
Cianorte
|
UEM
|
|
D03 – Realizar inferência de uma informação implícita em um texto
|
2007
|
Terezinha Aparecida Lazzarotto
|
A tira de jornal como um recurso didático
|
Curitiba
|
UTFPR
|
|
D03 - Realizar inferência de uma informação implícita em um texto
|
2009
|
Amelia Silvia Marcelino
|
Leitura: processo formador da criticidade
|
Jacarezinho
|
UENP
|
|
D03 - Realizar inferência de uma informação implícita em um texto
|
2009
|
Ana Marcia Teodoro
|
Propaganda: um gênero discursivo para ser lido à luz da análise do discurso
|
Toledo
|
Unioeste
|
|
D03 - Realizar inferência de uma informação implícita em um texto
|
2009
|
Vilma Salete dos Santos Pereira
|
Os gêneros jornalísticos e a circulação de informações em debate na sala de aula
|
Irati
|
Unicentro
|
|
D05 – Distinguir um fato de uma opinião
|
2007
|
Ana Cristina dos Santos Gaio da Silva
|
Informação e opinião: o dialogismo necessário
|
AMS
|
UTFPR
|
|
D05 – Distinguir um fato de uma opinião
|
2009
|
Adma Coelho Rodrigues Moretti
|
O texto publicitário: recurso de manipulação de opiniões
|
Ivaiporã
|
UEL
|
|
D05 – Distinguir um fato de uma opinião
|
2009
|
Leonice Aparecida Braga
|
Artigo de opinião: da produção à revisão
|
Maringá
|
UEM
|
|
D05 – Distinguir um fato de uma opinião
|
2009
|
Maria do Carmo Stevanin da Silva
|
Argumentar, uma habillidade que se aprende
|
Assis Chateaubriand
|
Unioeste
|
|
D05 – Distinguir um fato de uma opinião
|
2009
|
Maria Eluiza Solareviski
|
A palavra como instrumento de poder: uma contribuição da análise do discurso para o trabalho com textos em sala de aula
|
Irati
|
Unicentro
|
|
D07-Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros
|
2009
|
Denise Marisa Goya
|
Gêneros textuais em sala de aula: charge e artigo de opinião
|
Londrina
|
UEL
|
|
D07-Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros
|
2009
|
Marilda Krenski
|
Sedução machadiana: uma sequência didática no gênero conto
|
Campo Mourão
|
Fecilcam
|
|
D08 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema
|
2009
|
Cristina Mascari
|
A reescrita em sala de aula: conflitos entre os problemas linguísticos e os objetivos do texto
|
Jacarezinho
|
UENP
|
|
D08- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema
|
2009
|
Maria Eluiza Solareviski
|
A palavra como instrumento de poder: uma contribuição da análise do discurso para o trabalho com textos em sala de aula
|
Irati
|
Unicentro
|
|
D08- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema
|
2009
|
Marli do Nascimento
|
Os não-ditos na leitura e interpretação de textos publicitários
|
Pitanga
|
Unicentro
|
|
D08- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema
|
2009
|
Rozeli Soares Kulisz
|
Leitura de textos literários para vestibular, releituras e suas interpretações
|
Curitiba
|
Fafipar
|
|
D08- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema
|
2009
|
Silvanete Marques
|
Avaliando textos na escola: da produção à competência textual
|
União da Vitória
|
Fafiuv
|
|
D09 – Reconhecer posicionamentos em um ou mais textos que tratam do mesmo tema
|
2007
|
Cecília Lopes Camargo
|
Charge: diversão ou crítica?
|
Wenceslau Braz
|
UEPG
|
|
D09- Reconhecer posicionamentos em um ou mais textos que tratam do mesmo tema
|
2009
|
Maria Eluiza Solareviski
|
A palavra como instrumento de poder: uma contribuição da análise do discurso para o trabalho com textos em sala de aula
|
Irati
|
Unicentro
|
|
D09- Reconhecer posicionamentos em um ou mais textos que tratam do mesmo tema
|
2009
|
Marli do Nascimento
|
Os não-ditos na leitura e interpretação de textos publicitários
|
Pitanga
|
Unicentro
|
|
D09- Reconhecer posicionamentos em um ou mais textos que tratam do mesmo tema
|
2009
|
Rozeli Soares Kulisz
|
Leitura de textos literários para vestibular, releituras e suas interpretações
|
Curitiba
|
Fafipar
|
|
D09- Reconhecer posicionamentos em um ou mais textos que tratam do mesmo tema
|
2009
|
Silvanete Marques
|
Avaliando textos na escola: da produção à competência textual
|
União da Vitória
|
Fafiuv
|
|
D10 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade
|
2007
|
Eleni Cruz Pereira
|
Para passar no vestibular? Só costurando!
|
Cascavel
|
Unioeste
|
|
D10 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade
|
2009
|
Celso Luiz Fracaro
|
O texto argumentativo em sala de aula
|
Guarapuava
|
Unicentro
|
|
D12 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la
|
2007
|
Maria do Rocio Fagundes Ramos
|
Contra provas, não há argumentos!
|
Ibaiti
|
UEL
|
|
D12- Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la
|
2009
|
Lidair Tochetto
|
A construção da capacidade de argumentar por meio de uma proposta de ensino com o gênero discursivo – “artigo de opinião”
|
Francisco Beltrão
|
Unioeste
|
|
D17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outros recursos gráficos
|
2007
|
Deise Benvenutti
|
Valores achados e perdidos
|
Paranaguá
|
UFPR
|
|
D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos estilísticos
|
2007
|
Claci Fatima Lavalli
|
Um estudo sobre efeitos de sentido produzidos pelos enunciados expostos em para-choques de caminhões
|
Francisco Beltrão
|
Unioeste
|
|
D19 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos estilísticos
|
2009
|
Eliane de Fatima Ferreira
|
O humor e a ludicidade na sala de aula
|
Apucarana
|
UENP
|
|
D19 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos estilísticos
|
2009
|
Joseane Regina Miri
|
Crônicas de Luis Fernando Veríssimo: os sentidos possíveis
|
Pato Branco
|
Unicentro
|
|
D19 -Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos estilísticos
|
2009
|
Jovilde Lourdes Lupattini
|
Intertextualidade: construindo sentidos durante a leitura
|
Pato Branco
|
Unicentro
|
|
D19 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos estilísticos
|
2009
|
Maria Roseli Castilho
|
Colombo: o acontecimento que produz e negocia sentidos
|
Foz do Iguaçu
|
Unioeste
|
|
D19 -Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos estilísticos
|
2009
|
Sonia Maria Moro
|
A produção de sentido: um mergulho nos meandros do discurso
|
Umuarama
|
UENP
|
|
D20 –Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto
|
2007
|
Célia de Oliveira Pimentel
|
Oralidade na escrita. Erro?
|
Ponta Grossa
|
UEPG
|
|
D21- Identificar elementos que conferem literariedade a um determinado texto
|
2007
|
Amarildo Britzius Redies
|
Delimitação estética e histórica do Barroco
|
Foz do Iguaçu
|
Unioeste
|
|
D21- Identificar elementos que conferem literariedade a um determinado texto
|
2007
|
Simone Gonzales Sagrilo
|
Literatura infanto-juvenil: mediação ou dominação
|
Maringá
|
UEM
|
|
D21- Identificar elementos que conferem literariedade a um determinado texto
|
2009
|
Isabel Lilian Vagetti
|
A literariedade no gênero musical: o discurso e sua pluralidade
|
Jacarezinho
|
Fafipa
|
|
D21- Identificar elementos que conferem literariedade a um determinado texto
|
2009
|
Lucia Marinalva Galeti
|
Letramento literário: atividades pedagógicas para professores da educação infantil
|
Curitiba
|
UFPR
|
|
D21- Identificar elementos que conferem literariedade a um determinado texto
|
2009
|
Maria do Carmo da Silva Rezende
|
Práticas leitoras no ensino médio: (re)vendo o texto literário
|
Irati
|
Unicentro
|
|
D21- Identificar elementos que conferem literariedade a um determinado texto
|
2009
|
Maria Rosangela de Abreu Nadalini
|
Letramento literário: a narrativa na sala de aula
|
Maringá
|
UEM
|
|
D21- Identificar elementos que conferem literariedade a um determinado texto
|
2009
|
Marisa Poiski da Luz
|
O texto literário: cabeças bem feitas na sala de aula
|
Laranjeiras do Sul
|
Unicentro
|
|
D21- Identificar elementos que conferem literariedade a um determinado texto
|
2009
|
Mirna Werner Fagundes
|
Uma experiência com leitores pós-modernos: a produção de filmes de animação partindo do texto literário
|
AMN
|
Fafipar
|
|
D22 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constróem a narrativa
|
2007
|
Marineide Beckhauser Satim
|
Sequência didática
|
Paranavaí
|
UEM
|
|
D22 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constróem a narrativa
|
2007
|
Zulmira Beranise de Oliveira
|
Sequência didática para o trabalho com o gênero textual: o mundo fantástico das lendas
|
Campo Mourão
|
UEM
|
|
D22 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constróem a narrativa
|
2009
|
Amelia Zenir Coral
|
Gêneros literários na sala de aula: práticas de leitura e escrita
|
Maringá
|
UEM
|
|
D22 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constróem a narrativa
|
2009
|
Margarida Jordão Volpato
|
Leitura e escrita de textos em ambiente informatizado
|
Cianorte
|
UEM
|
|
D22 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constróem a narrativa
|
2009
|
Sandra Cristina Miranda
|
Trabalhando com gênero narrativo: estratégias para a formação do leitor
|
Maringá
|
UEM
|
|
D22- Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constróem a narrativa
|
2009
|
Sonia Regina Almeida
|
Ensino da literatura a partir de narrativas longas
|
Curitiba
|
Fafipar
|
|