Organização do Trabalho Pedagógico - Documentos Referenciais da Escola - PTD
- O que é o Plano de Trabalho Docente (PTD)?
- Dimensão Legal
Art. 82 - O Professor ou Especialista da Educação tem o dever constante de considerar a relevância social de suas atribuições, cabendo-lhes manter conduta moral, funcional e profissional adequada à dignidade do Magistério, observando as normas seguintes:
l – quanto aos deveres:
h – participar no processo de planejamento de atividades relacionadas com a educação para o estabelecimento de ensino em que atuar.
LDB – 9394/96
Art. 13 Os docentes incumbir-se-ão de:
I – participar da elaboração da propostas pedagógica do estabelecimento de ensino;
II – elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
III – zelar pela aprendizagem dos alunos;
IV – estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;
V – ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
VI – colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e comunidade
Regimento Escolar
Compete aos docentes:
* Participar da elaboração, implementação e avaliação do Projeto Político-Pedagógico do estabelecimento de ensino, construído de forma coletiva e aprovado pelo Conselho Escolar.
* Elaborar com a Equipe Pedagógica a Proposta Pedagógica Curricular do Estabelecimento de ensino em consonância com o Projeto Político-Pedagógico e as Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais.
* Elaborar seu Plano de Trabalho Docente.
Edital de Concurso para o Magistério n.º 17/2013: descrição das Atividades Genéricas dos Professores da Educação Básica da Rede Estadual do Paraná
* Contribuir para o desenvolvimento da proposta pedagógica dos estabelecimentos de ensino em que atuar.
* Elaborar planejamento anual de sua disciplina e trabalhar pelo seu cumprimento em consonância com a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, com os princípios norteadores das políticas educacionais da Seed e com a legislação vigente para a Educação Nacional.
- Dimensão Conceitual
* É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer.
* É um norte para as ações educacionais.
* Plano é a formalização dos diferentes momentos do processo de ensino-aprendizagem.
* É a apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas pelo professor.
Segundo as Diretrizes Curriculares Orientadoras do Estado do Paraná:
“ O plano é o lugar da criação pedagógica do professor, onde os conteúdos receberão abordagens contextualizadas histórica, social e politicamente, de modo que façam sentido para os alunos nas diversas realidades regionais, culturais e econômicas, contribuindo com sua formação cidadã.
O plano de trabalho docente é, portanto, o currículo em ação. Nele estará a expressão singular e de autoria, de cada professor, da concepção curricular construída nas discussões coletivas” (PARANÁ, 2008,p. 92)
- Por que o Plano de Trabalho Docente é importante na organização do trabalho pedagógico da escola e para a prática docente?
* É elaborado pelo professor.
* Organiza o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.
* É a passagem da teoria à prática.
* Articula a concepção de homem/sociedade/educação
* Expressa o compromisso com a socialização do saber na perspectiva democrática.
* Implica no processo teórico que antecipa a ação de sistematização.
* É a ação do professor organizando o tempo e o material.
* É um instrumento político e pedagógico que permite a dimensão transformadora do conteúdo.
* Permite uma avaliação do processo de ensino-aprendizagem.
* Reflete compreensão e a concepção de ensino e aprendizagem e avaliação do professor.
* Orienta / direciona o trabalho do professor.
* Pressupõe a reflexão sistemática da prática educativa.
- Elementos do Plano de Trabalho Docente
Professor:
Disciplina:
Ano: Turma: Turno:
Período: (bimestral, trimestral, semestral entre outros, conforme organização da escola)
Instituição de Ensino:
2- Conteúdos (Estruturantes / Básicos e Específicos)
Refere-se ao que vou ensinar? Relação dos conteúdos estruturantes, básicos e específicos selecionados para o trabalho no período de aplicação do Plano de Trabalho Docente.
3- Justificativa / Objetivos do conteúdo
* Refere-se ao para que vou ensinar? Motivos e razões pelos quais os conteúdos estão sendo contemplados durante o período de aplicação do Plano de Trabalho Docente.
* Refere-se ao por que vou ensinar? São os resultados que se espera alcançar, a finalidade e a intencionalidade pedagógica está diretamente articulado aos critérios de avaliação.
4- Encaminhamentos metodológicos do conteúdo / recursos didáticos
Refere-se ao como vou ensinar? É a descrição detalhada dos procedimentos utilizados no desenvolvimento da aula, no qual deve articular conteúdos, recursos de metodologias.
Refere-se ao com que vou ensinar? Deve-se elencar os recursos e materiais de apoio necessários para o desenvolvimento da aula.
5- Avaliação: critérios e instrumentos
Os critérios referendam os objetivos estabelecidos a partir dos conteúdos específicos desenvolvidos em sala de aula.
Por exemplo, se o objetivo for analisar algo, os critérios para avaliar devem permitir a identificação dessa capacidade: organização, comparação, diferenciação, etc.
Pelos critérios é que o professor seleciona as atividades de seu(s) instrumento(s) de avaliação.
Os instrumentos são as ferramentas utilizadas pelo professor para verificar o que se pretendeu avaliar.
São exemplos de instrumentos de avaliação: seminários, relatórios, redação, apresentações de pesquisas bibliográficas e de campo, debates, exposições de trabalhos, provas teóricas e práticas, registros em forma de: portfólio, gráficos, audiovisual e outros, maquetes, experiências no laboratório.
6- Referências
São as fontes utilizadas na elaboração do Plano de Trabalho Docente:
* Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica do Estado do Paraná;
* Caderno de Expectativas de Aprendizagens;
* Proposta Pedagógica Curricular;
* Livro Didático;
* Sítios;
* Filmes;
Entre outros.
Acesse os materiais relativos ao Plano de Trabalho Docente (PTD):
Apresentação |
Escola Interativa |
Produções PDE |
Relato |
Produções PDE
Desafios da perspectiva do planejamento integrado na elaboração do plano de trabalho docente (PTD) - Rosely Dal Molin
Planejamento: a importância do plano de trabalho docente na prática pedagógica - Ana Aparecida Tormena