Regras de Acessibilidade, Navegabilidade e Usabilidade - Como Subir Vídeos

Para inserir um vídeo ou um trecho de filme no Módulo de Vídeos, é necessário logar-se no ambiente ou página disciplinar, acessar Módulos > Vídeos > Editar Vídeos. Confira na imagem abaixo:
Imagem Módulos de Vídeo
 
Siga os passos para inserção de vídeos e trechos de filme, conforme figura abaixo:
fgsdfg

Campo 1 - Título: Para inserir o título de um vídeo é preciso atentar-se para a padronização utilizada no Portal Dia a Dia Educação.

Na sequência, um detalhamento sobre os aspectos a serem observados:
a) Sempre que os vídeos forem divididos em "partes", é necessário:
  • Separar o título da palavra "parte" por hífen
  • A palavra "parte" deve vir com a inicial maiúscula
  • O número deve vir sem o zero na frente. Ex.: 1 ao invés de 01
  • Não precisa colocar no título a informação Parte 1 de 2 / Parte 2 de 2. No entanto, verificar se as partes estão relacionadas.
Exemplos:
Jclic - Instalação - Parte 1
Jclic - Applet - Parte 2
História 2 - Parte 8
História 2 - Parte 10




b) Quando o título for muito grande, deve-se reduzi-lo para caber a informação sobre a parte:
Exemplo:
Nós da Educação - Paulo Roberto Caçola - Gestão Ambiental 4 (Forma encontrada no sistema)
Nós da Educação - Gestão Ambiental - Parte 4 (Forma reduzida)
Obs.: Verificar se as informações "apagadas" estão presentes na descrição do vídeo ou nas palavras-chave.

c) Utilizar parênteses nas siglas quando estas vierem com sua forma/significado por extenso.
Exemplos:
Apresentação do Sistema de Gestão do Transporte Escolar (Siget) - Parte 1
Prestação de Contas de Convênios - DEEIN/GPS/UGT - Parte 1 (Neste caso, não utilizar parênteses, pois não é a forma por extenso das siglas dos departamentos)

Campo 2 - Disciplina: Confira a orientação que consta na imagem abaixo.
Imagem Módulo de Vídeo Campo 2

Campo 3 - Data: A data de inserção do vídeo é atualizada automaticamente, caso seja Escola Interativa ou Webconferência a data deverá ser a do evento.

Campo 4 - Descrição (Ficha Técnica): As descrições devem levar em conta (quando houver resposta positiva) às seguintes questões:
  1. Tem título específico?
  2. Foi feito para qual formato (programa)? (Se o nome do programa for na descrição, pôr sempre o link para uma descrição completa do programa, num conteúdo à parte.)
  3. O que é? Animação de desenho, stop motion, documentário, entrevista?
  4. Qual a duração?
  5. Qual o ano de produção?
  6. Qual o ano de publicação?
  7. Quem produziu (pessoa, equipe, departamento, coordenação, órgão, organização)? Houve parceria para a produção do vídeo? Com quem?
  8. Se não foi produzido pela TV, qual é a fonte?
  9. É baseado em um material feito por outra pessoa? (Ex.: vídeo 16047)
  10. É datado ou é atemporal? Isto é, mencionada datas, prazos (como para um concurso, por exemplo)?
  11. Envolve algum projeto especial (Ministério Público, educação em tempo integral, Sareh, Fica, H1N1, por exemplo)?
  12. Quantas partes tem?
  13. O que tem nesta parte?
  14. Quais os links dos vídeos relacionados?
  15. É ambientado onde (município, ou estado, ou país)?
  16. É voltado para uma modalidade de ensino específica?
  17. Quais disciplinas (ou áreas) secundárias podem ser relacionadas?
  18. Qual/is o/s assunto/s relacionado/s? (Descrever ao máximo.)
  19. Quais os idiomas envolvidos?
  20. Qual o idioma original?
  21. É versão? Se sim, é dublado ou legendado?
  22. Tem tradução especial para Libras? Tem legenda especial para surdos?
  23. Quais as palavras-chave que mais facilitarão a busca por parte do usuário? (Até no máximo 5 palavras-chave em ordem alfabética)
Campo 5 - Arquivo de Vídeo: O tamanho do arquivo deverá ser até 190 MB e extensão AVI.

Campo 6 - Arquivo de Imagem: O tamanho da imagem é de 333x250 pixels.

Campo 7 - Mais Informações: Caso seja para Escola Interativa ou Webconferência, deverá ser preenchido com o mini currículo do palestrante.

Campo 8 - Vídeos Relacionados: Relacionar até 4 vídeos.
Obs.: Quando tiver mais de 4 vídeos a serem relacionados, sempre selecionar os dois anteriores e posteriores mais próximos, como no exemplo:
Vídeo: Home - O Mundo é a Nossa Casa - Parte 4

Relacionar:
  • Home - O Mundo é a Nossa Casa - Parte 2
  • Home - O Mundo é a Nossa Casa - Parte 3
  • Home - O Mundo é a Nossa Casa - Parte 5
  • Home - O Mundo é a Nossa Casa - Parte 6

Campo 9 - Notícias Relacionadas: Relacionar se necessário.

Campo 10 - Para finalizar, clicar sobre o botão "Incluir".
Recomendar esta página via e-mail: