Orientações de leitura do cartão-resposta
A Prova Paraná é uma avaliação diagnóstica que tem como objetivo identificar as dificuldades apresentadas pelos estudantes e apontar as habilidades já apropriadas no processo de ensino e aprendizagem, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Neste espaço, você encontra orientações para realizar a leitura do cartão-resposta. |
|
Preenchimento da folha de gabarito
|
O aplicativo está habilitado para o seguinte modo de preenchimento da folha de gabarito:
A – Círculo da resposta totalmente preenchido
Evite preencher:
A – Círculo da resposta parcialmente preenchido
B – Círculo da resposta preenchido com um “X”
|
Adicionalmente, destacamos as seguintes orientações:
- O aplicativo identifica respostas assinaladas com caneta esferográfica azul ou preta. O uso de lápis, mesmo preto, pode provocar reflexo nas questões assinaladas e dificultar a leitura pela câmera.
- As seguintes ações podem impactar na leitura das respostas pela câmera, por isso recomendamos que elas sejam evitadas:
- Marcações fora dos círculos de resposta;
- Marcações próximas e/ou nas linhas pretas na borda da folha;
- Derramamento de líquidos sobre a folha, folhas com furos, rasgadas e/ou danificadas de algum modo;
- Sombras sobre a folha.
|
Leitura do cartão-resposta
|
Recomendações básicas de ambiente e procedimentos de leitura:
- Utilize uma superfície lisa (ex.: mesa) para apoiar a prova;
- Prefira um ambiente claro, porém, sem luz direta do sol ou projeção de sombras sob a folha;
- Evite balançar o smartphone ou tablet para a realização da leitura. Caso necessário, segure com as duas mãos.
|
Considerações
técnicas
- A versão mínima para funcionamento do aplicativo no sistema Android é 5.1.
- Os dispositivos Android possuem uma variedade de versões do sistema operacional e de modelos de Câmera que podem afetar a leitura das respostas.
|
Dica:
Ao iniciar a correção, ordene as provas pela ordem alfabética da turma, para agilizar. O aplicativo começará pelo primeiro aluno não corrigido e passará para o próximo subsequente, e assim sucessivamente até o término daquela turma. |