Organização do Trabalho Pedagógico - Pensadores da Educação - Dewey
1859 - 1952 |
"Eu acredito que educação é o método fundamental do progresso social e da reforma (...).
Através da educação a sociedade formula o seu próprio propósito, podendo o organizar
seus próprios meios e recursos...dirigindo-os no sentido em que ela pretende mover-se."
(My Pedagogic Owed, 1897)
Partindo das ciências naturais, do materialismo, do behaviorismo e da experiência prática, concebeu o pensamento como um instrumento para o intercâmbio, definindo, por isso, sua filosofia como pragmatista. Dizia que a escola não poderia ser uma preparação para a vida, mas, sim, a própria vida. Atribuía grande valor às atividades manuais e à divisão das tarefas como estímulo à cooperação e à criação de um espírito social.
Como psicólogo, sustentou a ideia de que todas as formas de relação conduziam basicamente a uma adaptação ao meio (funcionalismo).
Seus críticos, porém, dizem que ele pecava em não questionar a sociedade e seus valores, acabando por reforçar a adaptação do aluno à sociedade.
Confira algumas publicações:
Artigos relacionados:
Obras:
|
|
Recursos Pedagógicos:
Imagens |
Vídeos |
Vídeos prontos para utilização na TV Multimídia:
Fechar
Escola Nova Grandes Educadores do Brasil |
História da Educação- Escola Normal no Brasil |
Marxismo e Pragmatismo |
Pragmatismo |