Organização do Trabalho Pedagógico - Pensadores da Educação - Freinet
1896-1966 |
"A democracia de amanhã se prepara
na democracia da escola"
Celestin Freinet, educador francês que desejava criar um sistema democrático de educação, livre de contradições sociais. Para ele, a escola tradicional era fechada, contrária à descoberta, ao interesse e ao prazer da criança e a escola nova também, principalmente os modelos Decroly e Montessori, eram criticados por Freinet. Seu objetivo básico era desenvolver uma escola popular.
Freinet foi criador, na França, do movimento da escola moderna. O movimento pedagógico fundado por ele caracteriza-se por sua dimensão social, evidenciada pela defesa de uma escola centrada na criança, que é vista não como um indivíduo isolado, mas fazendo parte de uma comunidade. A escola por ele concebida é vista como elemento ativo de mudança social e é também popular por não marginalizar as crianças das classes menos favorecidas.
Este educador questionava a definição de materiais, de locais e de condições especiais para a realização do trabalho pedagógico. Propõe o trabalho/jogo como atividade fundamental, com técnicas construídas com base na experimentação e documentação, que dão à criança instrumentos para aprofundar seu conhecimento e desenvolver sua ação.
Algumas técnicas da pedagogia de Freinet: o desenho livre, o texto livre, as aulas-passeio, a correspondência interescolar, o jornal, o livro da vida (diário e coletivo), o dicionário dos pequenos, o caderno circular para os professores, etc. Essas técnicas têm como objetivo favorecer o desenvolvimento dos métodos naturais da linguagem (desenho, escrita, gramática), da matemática, das ciências naturais e das ciências sociais. Porém, essas técnicas não são um fim em si mesmas, e sim, momentos de um processo de aprendizagem que, ao partir dos interesses mais profundos da criança, propicia as condições para o estabelecimento da apropriação do conhecimento.
Sua proposta é centralizada na criança e baseada sobre alguns princípios:
|
|
Artigos relacionados:
- O corpo cria, descobre e dança com Laban e Freinet
- A Vela e o Caminho (Da Construção coletiva do Saber)
- Ambientes de aprendizagem e a contribuição da arte para a educação infantil
|
|