Organização do Trabalho Pedagógico - Pensadores da Educação - Montessori
1870-1952 |
"A inteligência da criança observa amando e não
com indiferença, isso é o que faz ver o invisível."
Maria Montessori foi a primeira mulher a se formar em medicina na Itália. Depois de sua licenciatura em Pedagogia, dedicou-se à educação de crianças excepcionais num hospital psiquiátrico em Roma. Desenvolveu o sistema montessoriano que se apoia no trinômio: atividade, individualidade e liberdade. Ela acreditava que os estímulos externos formariam o espírito da criança, precisando, portanto, ser determinados.
Favorecia o livre desenvolvimento da atividade infantil pela concentração na aprendizagem de jogos e pela realização de tarefas autônomas preparadas por adultos. No modelo criado por Montessori, a criança teria liberdade para lidar com objetos preestabelecidos, como os conjuntos de jogos e outros materiais que ela desenvolveu. A manipulação de objetos tem importância central em seu modelo. Os pés e as mãos têm grande destaque nos exercícios sensoriais criados por Montessori.
Para ela, a coordenação motora se desenvolve com o movimento. Sendo assim, o autocontrole e a capacidade de decisão seriam os principais objetivos da aprendizagem. O sistema desenvolvido por Montessori ganhou destaque pelas técnicas inovadoras usadas em jardins de infância e primeiras séries do ensino formal. Os principais jogos criados por ela e que são utilizados nos dias de hoje são o Material Dourado e o Alfabeto Móvel.
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