Organização do Trabalho Pedagógico - Pensadores da Educação - César Coll
"A realidade sociocultural e econômica do aluno influencia
em seu desempenho, assim como as condições de trabalho
do professor e o aparato que o sistema oferece
para ele formar-se e aprimorar sua prática."
César Coll Salvador foi um dos principais coordenadores da reforma educacional espanhola e consultor do MEC na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais, aqui no Brasil. Logo nos primeiros debates sobre a reforma educacional brasileira, em meados dos anos 1990, ficou decidido que o modelo para as mudanças seria o implementado na Espanha sob a coordenação de César Coll Salvador, da Universidade de Barcelona. Das discussões no MEC, das quais Coll participou como assessor técnico, surgiram os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Inspirado em Jean Piaget, Coll orienta todo seu pensamento numa concepção construtivista de ensino-aprendizagem. Ele afirma que a preparação de um currículo precisa satisfazer todos os níveis da escola. Para ele o que importa é o que o aluno efetivamente aprende, não o conteúdo transmitido pelo professor. O novo currículo proposto por Coll contempla ainda os temas transversais, que devem estar presentes em todas as disciplinas e séries da Educação Básica. O ideal, acredita ele, é que aulas e explicações sobre saúde, sexualidade ou meio ambiente estejam totalmente integradas ao dia a dia. Pode parecer complexo, mas é simples. Basta colocar as conversas sobre alimentação saudável, reciclagem, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a importância do saneamento básico, entre tantos assuntos, na pauta de todos os professores.
Atualmente, Coll é Professor de Psicologia Evolutiva e da Educação na Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona.
Confira algumas publicações:
Livros:
- Psicologia de la instrucción
- Ensino, Aprendizagem e Discurso em Sala de Aula
- Métodos de observación y análisis de los procesos educativos