Organização do Trabalho Pedagógico - Pensadores da Educação - Cury
1945- .... |
"A Gestão Democrática do Ensino Público não anula, mas convive com certas
especificidades hierárquicas da escola(...) A relação posta na transmissão de
conhecimento implica a hierarquia de funções(mestre/aluno) e isto não quer
dizer nem hierarquia entre pessoas e nem quer dizer que o aluno jamais chegue
à condição de mestre. Pelo contrário, a relação de conhecimento existente
na transmissão pedagógica tem como fim, não a perpetuação da diferença
de saberes, mas a parceria entre os sujeitos."
Carlos Roberto Jamil Cury é especialista em políticas públicas na área de Educação e suas ideias e discussões tratam da Gestão Democrática, Lei de Diretrizes e Bases (LDB), política educacional, ensino superior, educação básica e educação de jovens e adultos. Pesquisador da Legislação Brasileira, atualmente é membro de comissão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e membro da CEB - Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE)
Confira algumas publicações:
Artigos relacionados: Obras:
- A Educação na Revisão Constitucional de 1925-1926
- Cidadania republicana e educação: governo provisório do marechal Deodoro e Congresso Constituinte de 1890-1891
- Educação, Cidade e Cidadania: Leituras de Experiencias Socioeducativas
- Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo
- Escola pública, escola particular e a democratização do ensino
- Ideologia e educação brasileira
- Ideologia e educação brasileira: Católicos e liberais
- Legislação Educacional Brasileira
- Os fora de série na escola
Recursos pedagógicos:
LDB: Gestão Democrática e Autonomia Parte 1 | Parte 2 |
Lei de Diretrizes e Bases - Cury Parte 1 | Parte 2 |Parte 3 |Parte 4 |