Organização do Trabalho Pedagógico - Pensadores da Educação - Gardner
1943- ... |
"A educação precisa justificar-se realçando o entendimento humano.”
“Todos os indivíduos têm potencial para ser criativos, mas só serão se quiserem.”
“Todos os indivíduos têm potencial para ser criativos, mas só serão se quiserem.”
Howard Gardner, influenciado por Piaget, em 1983 Gardner e uma equipe de pesquisadores divulgaram a teoria das inteligências múltiplas, questionando a visão predominante de inteligência centrada em habilidades linguísticas e lógico-matemáticas.
Para Gardner, a inteligência consiste na habilidade de resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais. Na teoria, ele concluiu, a princípio, que há sete tipos de inteligência:
- Lógico-matemática é a capacidade de realizar operações numéricas e de fazer deduções.
- Linguística é a habilidade de aprender idiomas e de usar a fala e a escrita para atingir objetivos.
- Espacial é a disposição para reconhecer e manipular situações que envolvam apreensões visuais.
- Físico-cinestésica é o potencial para usar o corpo com o fim de resolver problemas ou fabricar produtos.
- Interpessoal é a capacidade de entender as intenções e os desejos dos outros e consequentemente de se relacionar bem em sociedade.
- Intrapessoal é a inclinação para se conhecer e usar o entendimento de si mesmo para alcançar certos fins.
- Musical é a aptidão para tocar, apreciar e compor padrões musicais.
Em cada pessoa, as inteligências se combinam de forma diferente. Na educação, a teoria de inteligências múltiplas implica o desenvolvimento de avaliações adequadas às diversas habilidades, a criação de currículos específicos para cada saber e um ambiente educacional mais amplo e variado.
Atualmente, Gardner é professor especializado em Educação e em Neurologia pela Universidade de Harvard.
Confira algumas publicações:
Artigo relacionado:
Obras:
Recursos pedagógicos:
Simulador |
Vídeos |