Organização do Trabalho Pedagógico - Pensadores da Educação - Lobrot
1924- ... |
"...pedagogia burocrática é uma pedagogia fundada, essencialmente, na coação. Não é assim devido
a uma maldade inerente aos pedagogos, mas o é pela sua própria natureza. Não é uma pedagogia
que tenha em conta os interesses, quando eles se apresentam, a procura do indivíduo na
dinâmica da sua ação concreta, mas sim uma pedagogia que pretende realizar um plano
logicamente ordenado e, a priori, um programa, uma progressão...
só acidentalmente este 'plano', programa ou progressão vão ao encontro dos interesses
profundos e expressos pelo indivíduo.. Só acidentalmente é eficaz."
a uma maldade inerente aos pedagogos, mas o é pela sua própria natureza. Não é uma pedagogia
que tenha em conta os interesses, quando eles se apresentam, a procura do indivíduo na
dinâmica da sua ação concreta, mas sim uma pedagogia que pretende realizar um plano
logicamente ordenado e, a priori, um programa, uma progressão...
só acidentalmente este 'plano', programa ou progressão vão ao encontro dos interesses
profundos e expressos pelo indivíduo.. Só acidentalmente é eficaz."
Michel Lobrot inventou o método "Non Directional Palestrante" e a "Pedagogia Institucional", na qual defende o conceito de autogestão. Para ele toda autoridade provém do medo que temos do outro, sendo que este medo é uma forma de defesa: se o outro pode me atacar, devo antecipar-me a ele. Assim, a autoridade é uma capacidade de mudar a vontade do outro impondo a ele a nossa vontade, utilizando-se da repressão ou da coerção.
Confira algumas publicações:
Artigos relacionados: Obras:
|
|