Organização do Trabalho Pedagógico - Pensadores da Educação - Perrenoud
1944-... |
"Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos
(saberes, capacidades, informações, etc.) para solucionar uma série de situações."
(saberes, capacidades, informações, etc.) para solucionar uma série de situações."
Philippe Perrenoud é o criador dos termos Competências e Habilidades, Perrenoud é Professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade de Genebra. Depois do doutorado em Sociologia, em que estudou as desigualdades sociais e a evasão escolar, ele passou a se dedicar ao trabalho com alunos, às práticas pedagógicas e ao currículo dos estabelecimentos de ensino do cantão de Genebra.
O modelo educacional proposto por Perrenoud é baseado num ciclo de avaliação de três anos, ou seja, em vez de um ano, a criança tem três para desenvolver as competências estabelecidas para aquela faixa etária. Assim, segundo o sociólogo, o aluno tem muito mais chances de não ser reprovado se não adquirir uma determinada habilidade em um ano, já que tem mais tempo para amadurecer e aprender.
Suas ideias pioneiras e vanguardistas sobre a profissionalização de professores e a avaliação de alunos serem hoje consideradas fonte única para todos pesquisadores em educação e assessores em políticas educacionais, estando na base, inclusive, dos Novos Parâmetros Curriculares Nacionais e do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), estabelecidos pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) a partir da década de 90.
Confira algumas publicações:
Artigos relacionados:
- A validade do conceito de competência discursiva para o ensino de Língua Materna
- Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola
- Profissionalização do professor e desenvolvimento de ciclos de aprendizagem
Alguns livros estão disponíveis on line. Clique nos títulos para acessar trechos dos livros: