OTP - Pedagogia Liberal - Tendência Pedagógica Tradicional



Pedagogia Liberal - Tendência Tradicional ou Conservadora
Manifestação da Prática Pedagógica
  • Predomínio: até 1930 Vertentes.
  • Católica: monopólio jesuítico até 1759.
  • Leiga: liberalismo clássico 1759 a 1930.
Papel da Escola
  • Transmissão de conhecimentos.
  • Não possibilita a mobilidade social, privilegiando as camadas mais favorecidas.
Função da Avaliação
  • Classificatória.
  • Valoriza aspectos cognitivos e qualitativos com ênfase na memorização.
  • O aluno deve reproduzir na íntegra o que foi ensinado.
  • Verificação, por meio de provas, interrogatórios orais, exercícios e trabalhos de casa.
Relação Professor - aluno
  • O professor é o centro do processo, é autoritário.
  • O aluno é passivo, submisso, receptivo e sujeito a castigo.
Técnicas de Ensino Aula expositiva, com ênfase nos exercícios, cópias, leituras repetição e memorização de conceitos e fórmulas com estímulo ao individualismo e à competição.
Métodos de Ensino Método Expositivo
  1. Preparação: recordação da aula anterior.
  2. Apresentação: contemplação e apreensão do objeto da aprendizagem. O novo conhecimento é colocado diante do aluno e cabe a ele assimilar.
  3. Generalização: o que é geral separa-se nos aspectos particulares concretos: os aspectos gerais são unidos às ideias anteriormente adquiridas e ocorre a sistematização da aprendizagem.
  4. Aplicação: o aluno demonstra o que aprendeu através das avaliações.
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