Proposta de Escola Democrática, proclamada para todos.
Valorizar os conhecimentos que o aluno traz, estimular alunos diferentes e que necessitam de estímulos diferentes.
Ajustamento social por meio de experiências, em que a escola deve retratar a vida.
Função da Avaliação
Valorização de aspectos afetivos - atitudes.
Preocupação com a participação, interesse, socialização e conduta.
Ênfase na autoavaliação.
Relação Professor - aluno
O professor é um facilitador da aprendizagem, que auxilia o desenvolvimento espontâneo da criança. Ele não deve ensinar, mas criar situações para que os alunos aprendam.
O aluno é o centro do processo de ensino-aprendizagem, um ser ativo.
Técnicas de Ensino
Centros de interesse
Estudo dirigido
Método de projetos
Fichas didáticas
Contrato de ensino
As técnicas e os métodos exigem o uso de muitos recursos didáticos e são orientados por três princípios: individualização, liberdade e espontaneidade.
Métodos de Ensino
Método da Pesquisa ou Método da Descoberta
Atividade: o ensino começa sempre com uma atividade, a qual pode suscitar um problema. Problema: alunos e professores devem resolver o problema.
Levantamento de dados: os alunos levantam dados através de livros, estudo de campo, documentos, etc.
Formulação de hipóteses explicativas: os dados organizados pelos alunos servem de base para a formulação de hipóteses.
Experimentação: os alunos testam as hipóteses.
Este método assume caráter "pseudocientífico" porque confunde ciência e ensino.