OTP - Pedagogia Liberal - Tendência Pedagógica Escola Nova Não-Diretiva
Pedagogia Liberal - Tendência Escola Nova Não-Diretiva
Manifestação da Prática Pedagógica
Educação centrada no estudante.
Prática pedagógica antiautoritária.
Papel da Escola
Promover o autodesenvolvimento e e a realização pessoal.
Prioriza os problemas psicológicos em detrimento dos pedagógicos.
Privilegia situações problemáticas correspondentes aos interesses do aluno.
Enfoque no afrouxamento das normas disciplinares (as funções de professor e aluno se confundem).
Função da Avaliação
Atividades avaliativas: debates, seminários, elaboração de murais pedagógicos, relatório das pesquisas experimentos e estudos do meio, trabalhos em grupo em que o educando deve aprender a fazer fazendo e a pensar pensando.
Relação Professor - aluno
O professor é um especialista em relações humanas.
O relacionamento professor-aluno deve ser autêntico e pessoal.
O professor tem que ser confiável, receptivo e intervir o mínimo possível na aprendizagem do aluno, já que sua intervenção ameaça e inibe o aluno.
Técnicas de Ensino
Contratos onde alunos e professor estabelecem níveis de aproveitamentos, tópicos e conceitos ( nota A, nota B).
Grupo de facilitadores: um presidente e um relator que preparam as sessões de estudo com o professor.
Entrevista: criar no curso da entrevista uma atmosfera propícia para que o próprio aluno escolha seus objetivos.
Trabalhos em grupo, pesquisas, jogos/criatividade, observação, experiência, dinâmicas de grupos, pesquisas
Métodos de Ensino
Método Clínico de Rogers
Contato com a realidade: o contato com a realidade torna a aprendizagem significativa, pelo vínculo das experiências e motivações do individuo.
Autenticidade ou congruência: o professor deve ser sentido como pessoa unificada, integrada, congruente.
Aceitação positiva incondicional: o professor aceita os sentimentos do aluno, em toda espécie de atitude.
Empatia: capacidade de captar o mundo do aluno como se fosse o seu, em todas as reações ao enfrentar uma nova matéria.