Primeira experiência: Movimento de Cultura Popular no Recife (1964).
Projeto de Educação de Adultos:
círculo de cultura;
centro de cultura.
Papel da Escola
Formação da consciência política do aluno para atuar e transformar a realidade.
Problematização da realidade, das relações sociais do homem com a natureza e com os outros homens, visando a transformação social.
Função da Avaliação
Prática emancipadora.
Desenvolvimento e progresso do grupo a partir de um programa definido coletivamente com o grupo.
Prática vivenciada entre educador e educando, no processo de grupo, pela compreensão e reflexão crítica.
Trabalhos escritos e autoavaliação em termos do compromisso assumido com o grupo e com a prática social.
Relação Professor - aluno
Professor e aluno são sujeitos do ato do conhecimento.
O professor é o coordenador de debates, adaptando-se às características e necessidades do grupo.
O aluno é sujeito ativo no grupo.
Técnicas de Ensino
Métodos e técnicas que se refazem na práxis: Grupos de discussões, debates, entrevistas.
Métodos de Ensino
Método Dialógico
O método exige uma relação de autêntico diálogo, em que os sujeitos do ato de conhecer se encontram mediatizados pelo objeto a ser conhecido.
A problematização da situação permite aos alunos chegar a uma compreensão mais crítica da realidade através da troca de experiências em torno da prática social.
Deve possibilitar a vivência de relações efetivas.
Dispensam-se programas previamente estruturados, bem como aulas expositivas, assim como qualquer tipo de verificação direta da aprendizagem, formas essas próprias da "educação bancária", portanto domesticadoras.