Relato: Avaliando a Avaliação

Pedagoga: Marta Clediane Rodrigues
Instituições
: CEEBJA - Pinhão
Município / Estado:
Pinhão - Paraná
Segmentos em que foi aplicado:
Professores
Foi utilizado algum recurso do Portal? : Não






Relato


No decorrer do ano letivo, nos momentos de hora-atividade, percebemos a necessidade de estudar e discutir sobre a função e o objetivo dos instrumentos de avaliação utilizados no processo avaliativo do ensino-aprendizagem.

Dentro desse contexto, procuramos refletir sobre os instrumentos de avaliação, tema já inserido numa discussão maior, gerada da necessidade apresentada pelos professores. Assim, foi agendado um encontro de formação para discutir qual a função e os critérios de cada instrumento de avaliação.

Nossa proposta inicial foi definir a palavra “avaliação”. Apresentamos a função da avaliação segundo Luckesi, autor que diz que a avaliação integra o processo de ensino-aprendizagem como um todo. Assim, não podemos continuar a tratá-la como um elemento à parte, nem apenas com vistas à classificação de nossos alunos. Concluímos que o professor que deseja superar o problema da avaliação precisa partir de uma autocrítica, rever a sua metodologia de ensino, assim como alterar a sua postura diante dos resultados da avaliação.

Após o debate inicial, solicitamos aos professores que trouxessem um modelo de avaliação que já fora utilizado, e propomos que, em duplas, realizassem uma análise do instrumento, levando em consideração os seguintes itens:
    • citar um exemplo de aplicação em sala de aula (definição);
    • citar as dificuldades encontradas (ex.: adequação linguística) e exemplos do aprendizado proporcionado por esse instrumento (as vantagens e as desvantagens);
    • pontuar se o instrumento possibilitou alcançar os objetivos propostos pelo professor (função);
    • indicar momentos mais adequados para aplicar o instrumento avaliativo, ou seja, Como? Quando? Por quê?;
    • apresentar a função do instrumento avaliado (diagnóstica, formativa, classificatória);
    • como utilizar as informações da avaliação.
Os instrumentos analisados e apresentados foram: autoavaliação, prova dissertativa, prova objetiva, seminário, trabalho em grupo, relatório individual, produção de vídeo, entrevista e mapa conceitual.

Após a análise dos dados coletados, o grupo concluiu que cada disciplina apresenta particularidades e diferentes maneiras de avaliar. Todos concordaram que é melhor mesclar todos os instrumentos de avaliação, adaptando-os às necessidades, à realidade de cada turma e aos objetivos de cada educador.

O material produzido pelos professores foi digitado, sendo impressa uma cópia para cada docente participante da oficina. Abaixo, como exemplo, citamos uma das análises realizadas pelos docentes:

imagem capa do material
Prova dissertativa: as perguntas com respostas dissertativas são as mais eficientes para dar indícios da aprendizagem. Permite acompanhar o pensamento do aluno, as etapas de resolução do problema. Assim, é possível detectar se o erro está na compreensão do conteúdo, nos procedimentos ou na técnica operatória. Pode ser usado em todos os momentos e tem função diagnóstica.”
Capa - Desenho de Adriano da Silva - CEEBJA - Pinhão-PR - Técnica Grafite

Referências
HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio. Uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Editora Mediação.

LUCKESI, C.C. A avaliação da aprendizagem escolar. 10ed., São Paulo : Cortez, 2000.
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