Relato: Conselho de Classe: Há pouco tempo“ Terror dos Alunos “, hoje momento de ação-reflexão-ação

Pedagogas: Eluza Mara Pedroso e Jeane Salles Vieira Instituições: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti Município / Estado: Arapoti - PR Segmentos em que foi aplicado: Professores e alunos
Foi utilizado algum recurso do Portal? Não






Relato


O Conselho de Classe é o momento em que os profissionais da escola (professores, funcionários e equipes pedagógica e gestora, alunos e comunidade escolar) reúnem-se para refletir sobre o trabalho pedagógico em vista dos resultados de cada turma em um determinado período do ano letivo. É o momento no qual todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem têm a oportunidade de se autoavaliar e refletir sobre o desempenho dos alunos, “o que o aluno aprendeu, o que pode mudar, que aprendizado tirar das dificuldades encontradas”. Nele, acontecem ricas trocas de experiências, superação de angústias e ansiedades, enfim é o momento em que o grupo busca soluções para superar as dificuldades do dia a dia na escola.

Porém, esse espaço nem sempre foi visto dessa maneira. Há pouco tempo o Conselho de Classe era visto, pela maioria dos envolvidos no processo, como mais um trabalho burocrático exigido, sem sentido. Era uma tarefa na qual o professor preenchia fichas, fazia o relato dos problemas encontrados, problemas geralmente comuns à maioria dos professores, mas não se preocupava com soluções, pois se o aluno é indisciplinado a culpa é da família, se tem problemas com as notas não tem pré-requisitos para a série. Para o aluno, é o momento em que os professores se reúnem para “ falar mal deles “.

Após a intensa e contínua Formação Continuada oferecida pela SEED essa visão está sendo deixada para trás, ainda que muito lentamente, pois fatos como os relatados ainda ocorrem. Hoje, grande parte dos professores tem consciência de que o Conselho de Classe é um momento de grande importância no processo de avaliação, pois é por meio da troca de informações sobre os alunos que as intervenções poderão ser efetivadas e bem-sucedidas.
Quero relatar como acontece o Pré Conselho, o Conselho e o Pós-conselho em nosso Colégio:

1º Momento: Pré Conselho:
Entregamos aos professores uma Ficha de Pré-conselho. Nesta ficha são relacionados todos os alunos da turma. As informações de cada aluno são expressas em cores, assim temos uma visão geral de cada aluno e de cada turma. É estipulada uma data para entrega, mais ou menos uma semana antes do Conselho, para fazermos a tabulação dos dados e os gráficos que serão trabalhados no Conselho de Classe.

2º Momento: Conselho de Classe
Com a apresentação dos gráficos, os participantes do Conselho têm uma visão dos problemas e também dos avanços de cada turma e de cada aluno, a partir disso fazemos a discussão, reflexão, comparação de resultados e são lançadas sugestões de soluções para os problemas levantados. Esses dados são transportados para o Plano de Ação do Conselho de Classe.

3º Momento: Pós-conselho – o momento da ação
A Equipe Pedagógica acompanha e colabora com cada responsável pelas ações propostas. Os alunos são informados e conscientizados dos problemas e dos caminhos propostos para a superação.

Conclusão:
Sabemos que ainda não alcançamos o ideal, mas os desafios que virão certamente nos servirão de aprendizado para buscarmos, a cada momento, a escola de qualidade que cumpra sua função social. A transformação da sociedade só acontecerá realmente por meio da Educação de Qualidade para Todos.

Recursos utilizados:


ícone pdf
Ficha para Pré-Conselho com Professores
ícone pdf
Plano de Ação Conselho de Classe
ícone pdf
Ficha para Avaliação do Conselho de Classe
Recomendar esta página via e-mail: