Relato: Curso de formação de docentes e o conhecimento da Lei nº 10.639/03
Pedagoga: Joceli Fatima do RosarioE-mail para contato: jocelif@seed.pr.gov.br
Instituição: C. E. Maria da Luz Furquim- EFPMl
Município / Estado/ País: Rio Branco do Sul- PR / Brasil
Segmento em que foi aplicado: Curso de Formação de Docentes
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação? Sim. Trecho de filme, vídeo e tese da página de Artigos, Teses e Dissertações.
O Xadrez das Cores |
Onde você guarda seu racismo? |
Tese: A lei 10.639/03 e o ensino de artes nas séries iniciais |
Relato
Este relato tem como intuito divulgar e possibilitar a ampliação do conhecimento sobre a Lei 10.639/03 - que trata da obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar - para os alunos do curso de formação de docentes deste colégio, na disciplina de Organização do Trabalho Pedagógico - 1º ano.
Após leitura da Lei e a exposição dialogada com as alunas, busquei os aspectos que pudessem estar mais próximos das situações vivenciadas pela escola no dia a dia. Assim, como as questões legais deveriam ter um efeito posterior às questões do direito, achei necessário encaminhar o conteúdo para aspectos da sensibilização e conscientização. Nesse sentido, entendo que o resgate da contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política, pertinentes à História do Brasil como orienta a Lei, somente pode efetivar-se de fato se existir um trabalho que oriente para esta dual interpretação, ou seja, a conscientização e a sensibilização.
De acordo com a tese defendida recentemente por Jair Santana, da UFPR, o trabalho de efetivação desta lei nas escolas, ou seja, dos conteúdos que tratam da cultura afro, têm sido superficiais, ainda que em seu trabalho de pesquisa destaque inúmeras ações que buscam o cumprimento da mesma. Nesse sentido, diante da necessidade de formação dos futuros docentes, entendo que esse projeto deve buscar a sensibilização e a conscientização daqueles que terão o compromisso de combater toda e qualquer forma de discriminação.
Utilizei o filme “O Xadrez das cores”, curtametragem produzido pela Petrobrás, e o vídeo “Onde você guarda o seu racismo?” Após, houve debate, troca de ideias e produção de textos, destacando como os vídeos poderiam auxiliá-las na formação enquanto educadoras. Como instrumento de avaliação do conteúdo foi utilizado o modelo do relatório-padrão que se encontra no Projeto Político-Pedagógico.
Referências
BRASIL, Lei nº 10.639 de 09 de Janeiro de 2003.
PARANÁ. Seed/Deb. Cadernos Temáticos: Educação para as Relações Étnico-Raciais do Estado do Paraná, 2009
PARANÁ. Seed/Deb. Diretrizes Curriculares da Educação Básica, História, 2009.
SANTANA, Jair. A lei 10.639/03 e o ensino de artes nas séries iniciais: políticas afirmativas e folclorização racista, Curitiba: UFPR, 2010 - Tese de doutorado