Relato: Proposta de Alfabetização para Alunos com Deficiência Intelectual - Desafios do Aprender
Pedagoga: Marcia Zampier E-mail para contato: marciazampier@hotmail.com Instituição / Escola: Escola Educação Especial Brasil Perroti Município - Estado: Curitiba-PR Segmento Escolar em que foi aplicado: professores e alunos Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação? Sim* |
Relato
Apresentar o mundo das letras a um aluno com deficiência intelectual, é antes de tudo uma responsabilidade da Escola Especial e do professor que trabalha nela. No entanto, o ensino tem que vir acompanhado da aprendizagem. Se tornarmos o processo de ensino difícil ou complicado, é bem possível que um aluno com deficiência nunca se interesse ou se aproprie dele. Podemos aprender muitas atividades fora da instituição, mas ler e escrever é função da escola, dever do professor e direito do aluno.
Assim, no ano de 2010, iniciamos, na Escola Brasil Perrotti, questionamentos sobre os benefícios que teriam nossos alunos ao se apropriarem da leitura e da escrita. Conscientizados de que seriam muitos e de grande peso para seu desenvolvimento, partiu-se em busca de encontrar uma forma de ensinar a ler e escrever que estivesse ao alcance deles, uma vez que o método desenvolvido pelo Ensino Regular não os atingia.
Para ensinar de forma que aprendessem e tivessem sucesso, fizemos a experiência de trabalhar com a Proposta Desafios do Aprender, da professora Claudia Mara da Rede Municipal de Ensino, que repassou seus conhecimentos para os professores de nossa escola. E com um trabalho conjunto entre direção, coordenação e professores desenvolveu-se esta forma de alfabetizar que respeita as características de nossos educandos.
A Proposta Desafios do Aprender é simples, prática, e eficaz. O processo ensino-aprendizagem acontece de forma sistemática, ordenada e progressiva. O aluno aprende com facilidade, torna-se autoconfiante e fica com sua autoestima elevada.
Conclui-se, então, que nosso olhar para o potencial cognitivo e não para a deficiência, investindo numa forma de ensinar, nos resultou em alunos alfabetizados, mais seguros e confiantes, o que proporcionou e facilitou o desenvolvimento de outras habilidades.
Material Didático Utilizado
- Textos da página Inclusão Educacional
Referência
SILVA. Claudia Mara da Silva. Proposta Desafios do Aprender, 2000.