Relato: Feira Interdisciplinar
Pedagoga: Josiane Preto Instituição: Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos de Francisco Beltrão Município / Estado: Francisco Beltrão - PR Segmentos em que foi aplicado: Professores, Alunos, Pais, Funcionários, Comunidade Foi utilizado algum recurso do Portal? Não |
Relato
O CEEBJA de Francisco Beltrão realizou nos dias 30 de setembro, 01 e 02 de outubro de 2009, a I Feira Interdisciplinar, uma iniciativa da direção, equipe pedagógica e professores, que constava do Calendário Escolar e do Planejamento Curricular Anual.
Fez parte dos objetivos da Feira Interdisciplinar:
Sendo assim, o CEEBJA estendeu o convite a toda população para que visitassem a Feira Interdisciplinar, pois o evento trouxe temas fundamentados cientificamente, com o olhar crítico dos alunos, assuntos em debate permanente na sociedade. Na ocasião, os educandos debateram, produziram e apresentaram parte do conteúdo aprendido ao longo do curso das disciplinas.
- Mostrar a interdisciplinaridade trabalhada nas diferentes áreas do conhecimento, numa exposição dos principais trabalhos elaborados pelos alunos, com a orientação dos respectivos professores;
- Proporcionar estratégias para a aquisição de conhecimentos e criar, paralelamente, condições de socialização e valorização dos trabalhos produzidos por alunos e professores, de forma a tornar públicas atividades significativas desenvolvidas no ambiente escolar; bem como promover a multiplicidade de ideias com referência nas disciplinas, integrando os conteúdos aos trabalhos, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio;
- Aguçar a curiosidade em conhecer outras disciplinas e as relações que guardam entre si, superando a dicotomia entre o ensino e o conhecimento, considerando o estudo e a pesquisa a partir da contribuição das diversas ciências o que, muitas vezes, não são entendidas como complementares umas das outras.
Foi uma troca de experiência efetivada pelos alunos e professores, com o objetivo de passar de uma concepção fragmentada para uma concepção unitária do conhecimento, porque sabemos que a prática pedagógica, por meio da interdisciplinaridade, propicia a construção de uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo, bem como prática coletiva e solidária na organização da escola.
Dessa forma, diante do êxito da atividade, é necessário parabenizar todo o corpo docente e discente deste CEEBJA por essa experiência que possibilitou um aprendizado significativo, contribuindo para o aprimoramento do trabalho coletivo, bem como denotando grande relevância social e cultural dos temas abordados.
Fotos de alguns trabalhos
Trabalhos artísticos produzidos pelos alunos |
Mapa do Paraná |