Relato: Organização Pedagógica da Biblioteca Escolar
Pedagoga: Cristiane Rodrigues de Jesus Estabelecimento: C. E. Primeiro Centenário – EFM Município: Campo Largo- PR Segmentos em que foi aplicado: funcionários, professores e alunos Foi utilizado algum recurso do Portal? Não |
Relato:
A Biblioteca Escolar é um importante espaço pedagógico da escola que, muitas vezes, é esquecido ou mal aproveitado. Para que sua utilização de fato contribua com o processo de ensino-aprendizagem e vá para além da cópia ou do castigo, é necessário que haja uma organização planejada e coerente com a realidade da escola.
Nossa escola possui um acervo relativamente grande. São cerca de três mil livros dispostos em um espaço pequeno, os quais atendem quase novecentos alunos. Entre os grandes problemas que enfrentávamos estava o extravio de livros (os livros emprestados eram anotados em um caderno e os alunos não tinham carteirinha, além de não haver uma política de cobrança dos livros emprestados), a dificuldade de manter os livros organizados nas prateleiras (os alunos retiravam e colocavam os livros em lugares diferentes), a grande quantidade de alunos que vinham em horário contrário às aulas para pesquisa local (alguns provocavam brigas no recreio) e a dificuldade da funcionária em encontrar o material solicitado pelo professor.
Sabendo da importância desse espaço pedagógico, conversei com a funcionária administrativa, responsável pela biblioteca e, juntas, a partir dos problemas apresentados por ela, formulamos algumas normas para o usuário e rotinas de trabalho. Antes de fecharmos as normas estabelecidas, conversamos informalmente com professores durante as horas-atividade, funcionários e alunos durante os intervalos entre aulas e atendimento na biblioteca. A partir dessas conversas, coletamos dados sobre o tempo ideal para leitura de um livro e para a realização de uma pesquisa local, a limpeza e a organização do ambiente, entre outros, motivando-os a sugerirem ações para melhorar o ambiente. Na época, uma sugestão interessante que surgiu foi a montagem de um mural na biblioteca que contava com contribuições de alunos para a sua manutenção e o agendamento de horário para pesquisa local.
A partir dessas conversas, reformulamos a proposta inicial de regulamento e definimos algumas rotinas de trabalho. Além da organização do espaço, uma vez por mês a funcionária iria até as salas para cobrar a devolução dos livros. Com tal ação reduzimos o número de livros extraviados e danificados. Também estabelecemos que antes de passar uma pesquisa, o professor deveria encaminhar-se à biblioteca solicitar e verificar os materiais sobre o assunto desejado. Assim, a funcionária teria tempo para procurar o material de pesquisa e tirar as dúvidas com relação ao material disponível. Além disso, quando um aluno solicitasse o agendamento de horário para pesquisa, a funcionária saberia se realmente o aluno necessitava de horário, pois havia casos de alunos que utilizavam como desculpa a pesquisa na biblioteca e vinham em horário contrário para promover brigas na escola. Também foi sugerido que ao verificar os materiais disponíveis, o professor formulasse um roteiro de pesquisa do tema solicitado no trabalho, a fim de evitar cópias dos livros. Estabelecemos, ainda, que para abolir a visão da biblioteca como local de castigo, todos os alunos que frequentassem o espaço desenvolveriam atividades solicitadas pelo professor, de pesquisa ou leitura.
Após o fechamento dos prazos e outros detalhes do regulamento, a proposta foi apresentada à direção e ao Conselho Escolar, e após sua aprovação, a bibliotecária passou nas salas, apresentando o regulamento aos alunos e distribuindo uma cópia para os interessados em fazer uma carteirinha para empréstimos, a qual deveria retornar assinada pelos pais ou responsáveis.
O Regulamento e as ações definidas, além de reduzir o número de confusões no recreio, também proporcionaram maior agilidade no atendimento dos alunos e professores, uma melhor organização e, principalmente, o desenvolvimento do respeito por esse importante espaço pedagógico, recebendo elogios tanto da equipe docente, quanto discente.
Recursos utilizados: (material produzido pela pedagoga)
Regulamento da Biblioteca