Relato: Metodologia diferenciada no resgate da evasão

Pedagoga: Judithe Santana Palazzo
Coautoras: Veralice Mariano e Maria Helena da Silva
E-mail para contato: judsant@seed.pr.gov.br
Instituição :
Escola Estadual Dr. Olavo Garcia Ferreira da Silva - Ensino Fundamental
Município - Estado:
Londrina - Paraná
Segmentos em que foi aplicado:
Professores e alunos
Foi utilizado algum recurso do Portal?
Sim








Relato

Desde o início do ano letivo de 2010, a Escola Estadual Dr. Olavo Garcia Ferreira da Silva procura desenvolver metodologias diferenciadas, que ajudem a reverter um velho quadro de evasão escolar já tido como histórico na comunidade que atendemos. Temos percebido que apenas quadro-negro e giz não têm sido argumentos atrativos suficientes para manter o aluno em sala de aula e nas dependências da escola.

Além desse agravante, também estávamos perdendo nossos alunos para as facilidades do tráfico e das drogas que tanto marginalizam e escravizam nossas crianças. Como a escola fica situada em um bairro de periferia, atendemos uma comunidade carente e de baixa condição social e financeira, tornando-nos alvos fáceis para marginais e desocupados.

Dessa forma, a equipe pedagógica, juntamente com a direção, pediu aos professores uma proposta que tivesse condições de ser realizada e que envolvesse, de fato, o aluno, ocupando seu tempo sem ociosidade, por meio de materiais didáticos e pedagógicos, sem alterar a proposta curricular, trabalhando os conteúdos de maneira diferenciada, com o objetivo de resgatá-lo.

Foi-lhes lançado um desafio: diminuir a evasão por meio de metodologias pedagógicas diferenciadas. O retorno das propostas foi fantástico, todo colegiado abraçou a causa e fomos à luta. Foram utilizados recursos do PDE-Escola, trabalhos de pesquisa de campo, nos quais nosso aluno pôde confrontar a teoria com a prática, onde várias disciplinas trabalharam em conjunto, expuseram a vida real contada nos livros, a partir de passeios pela cidade. Conheceram pontos turísticos e conceituais no município de Londrina, observando a fauna e a flora, os animais que vivem nos parques e bosques; os tipos de solos, tipos de vegetação e paisagens e outra infinidade de conteúdos que há tanto são expostos aos alunos, mas que puderam ser vistos em tempo real.

Trabalharam-se conteúdos em formato de seminários e exposição de trabalhos; pesquisa e utilização do laboratório de informática do PRDigital, atividades de leitura na biblioteca; apresentação de danças e teatros, interação entre a comunidade por meio de jogos educativos, dentro e fora da sala de aula. Projetos de reciclagem, procurando a conscientização, o cuidado com a natureza, iniciando-se uma horta para a melhoria da merenda escolar.

O resultado foi surpreendente. E o percebemos na análise da última estatística em meados de Agosto, demonstrando que houve uma demanda considerável de alunos que permaneceram na escola, bem como alguns que retornaram para a sala de aula. Estamos caminhando para o término do ano letivo. Embora o ano ainda não tenha terminado, toda escola se mobilizou para que houvesse um trabalho efetivo de aprendizagem e apropriação dos conteúdos trabalhados. Estamos em constante processo de retomada de conteúdos que agora estão sendo percebidos e compreendidos pelo nosso aluno.

Trabalhamos com atividades lúdicas; esportivas, campeonatos; gincanas de conhecimento gerais; participação em competições esportivas que nos renderam colocações consideráveis no pódio, além do que descobrimos grandes atletas.

Percebemos que o esporte tem um papel de grande importância no resgate de alunos. Também pudemos comprovar que o lúdico, usado de maneira direcionada, pode proporcionar grandes avanços na vida escolar de um aluno. E foi o que fizemos.

O ano letivo ainda não se findou, mas já colhemos muitas vitórias. Já temos planos para a continuidade no ano seguinte, inovando e ajustando as falhas e as dificuldades encontradas em sua fase de implementação, e que esse projeto fará parte do nosso currículo, sendo implantado em nossa proposta pedagógica por intermédio do PPP e do PTD do nosso professor.

A comunidade escolar “vestiu a camisa” da educação e fomos longe. Com certeza estamos descobrindo possíveis soluções para muitos dos nossos problemas, e essas possíveis soluções estão ao alcance das nossas mãos e da nossa boa vontade e dedicação. Afinal é essa a missão da escola.


Fotos

foto do campeonato de atletismo
Foto do campeonato de atletismo na UEL
foto de alunos no onibus
Alunos a caminho do trabalho de campo
Recomendar esta página via e-mail: