OTP - Proposta: Inclusão social na escola

Pedagoga: Estefania Ferreira Nóbile
E-mail para contato: estefanianobile@hotmail.com
Instituição / Escola: Colégio Estadual Marumbi
Município / Estado/ País: Marumbi-PR
Segmento em que foi aplicado: alunos

Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim, vídeos e trechos de filmes da área de Pedagogia, disponíveis na página da TV Multimídia. Nomes e links para os arquivos do Portal Dia a Dia Educação:

ícone para acesso ao filmeSimples como amar - Deficiência intelectual/superproteção
acesse o filme

ícone para acesso ao vídeoCrianças com necessidades especiais
acesse o vídeo

ícone para acesso ao vídeoOnde você guarda o seu racismo
acesse o vídeo


Proposta de atividade

Material elaborado como requisito de avaliação final da oficina "Apoio ao uso dos recursos de portais educacionais na prática pedagógica”, sob a orientação do docente Fernando Pinheiro, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação, do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, do Estado do Paraná.

Nesta exposição será abordada a importância do respeito às diferenças na escola, com a intencionalidade de se construir uma escola mais inclusiva. O aluno poderá refletir sobre os aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais que interferem no processo da inclusão de pessoas com necessidades especiais. Pretende-se, também:

- discutir sobre as mudanças necessárias na escola para que a inclusão se estabeleça efetivamente;
- entender que todos têm o direito à vida, ao lazer e, principalmente, à educação, respeitando as diferenças existentes entre as pessoas;
- reconhecer que toda pessoa tem direito à educação, independentemente de gênero, etnia, deficiência, idade, classe social ou qualquer outra condição.

A atividade terá duração de, aproximadamente, 02 (duas) aulas. As estratégias utilizadas serão o uso da TV Multimídia, apresentação de vídeos e trechos de filmes, e uso de textos relacionados ao tema (BRASIL, Saberes e práticas da inclusão: recomendações para a construção de escolas inclusivas. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial,2006).

Após a leitura dos textos, os alunos assistirão a um trecho do filme: “Simples como amar” - Deficiência intelectual/superproteção, disponível na página da TV Multimídia, a fim de iniciar discussões sobre a necessidade de estimular a independência e a autonomia de pessoas que apresentam alguma deficiência para além de sentimentos como pena e superproteção, apostando na capacidade de superação delas.

Os alunos serão divididos em equipes para debaterem a seguintes questões:
-Sobre o que aborda o filme?
-Como a mãe vê a deficiência da filha?

Na sequência, os alunos assistirão ao vídeo “Crianças com necessidades especiais”  que fala da importância e dos benefícios da convivência com crianças portadoras de necessidades especiais. Sobre esse vídeo, os questionamentos propostos para os grupos serão:
-O que vocês acham que é necessário para que a escola seja acessível a todos?
-Qual sua proposta para a construção de uma escola mais inclusiva?

Por fim, assistirão ao vídeo “Onde você guarda o seu racismo”a partir do qual farão um paralelo entre os conteúdos dos vídeos, entendendo que a inclusão social engloba vários fatores.

A avaliação será realizada em todos os momentos por meio da participação nas discussões, e na apresentação de trabalhos e atividades desenvolvidas durante a aula. O professor deve observar se o aluno compreendeu a importância de se respeitar as diferenças existentes entre as pessoas, abolindo qualquer tipo de segregação ou discriminação, promovendo a valorização da diversidade cultural e a superação da desigualdade etnicoracial.


Referências

CARVALHO, Rosita Edler. Integração e Inclusão: do que estamos falando? . In: Salto para o
futuro
: tendências atuais / Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da
Educação, Seed, 1999. (Texto distribuído em Seminário sobre inclusão-Seed/Curitiba-PR.1999)


BRASIL, Saberes e práticas da inclusão: recomendações para a construção de escolas inclusivas Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial,2006).MEC.  SEESP/MEC,Secretaria de Educação Especial,2005.
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