OTP - Proposta: Uso das TIC na alfabetização de alunos da Ed. Especial
Pedagoga: Nadicler dos Santos de SouzaE-mail: nadicler@seed.pr.gov.br
Instituição: Escola de Educação Especial “Nossa Escola” – APAE de Irati
Município/Estado: Irati – Pr
Segmento Escolar: Alunos da Educação Especial
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação? Sim. Software Luz das Letras
Proposta
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina do Portal Dia a Dia da Educação, sob a orientação da docente e assessora pedagógica Andrea Kruk, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Irati, do estado do Paraná.
Estudos apontam que as tecnologias de informação e comunicação vêm causando impacto significativo no processo de ensino e aprendizagem nas instituições de ensino, e que a utilização dessas tecnologias deve ser adequada à realidade do educando. O acesso às tecnologias vem ganhando espaço nas salas de aula, levando professores e alunos a mergulharem em novos conhecimentos, mais diversificados e em constante atualização.
Para Kenski (2007, p.66) “A escola deve, antes, pautar-se pela intensificação das oportunidades de aprendizagem e autonomia dos alunos em relação à busca de conhecimentos, da definição de seus caminhos, da liberdade para que possam criar oportunidades e serem os sujeitos de sua própria existência.”
Este trabalho é um recorte da proposta de implementação do material didático PDE com o tema: “Tecnologias de Informação e Comunicação: uma alternativa de aprendizagem para alunos com deficiência intelectual da escola especial”. A referida proposta está sendo aplicada a um grupo de oito alunos do Ensino Fundamental da Escola de Educação Especial “Nossa Escola”- Apae, de Irati. O trabalho de intervenção é uma pesquisa-ação e visa abordar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação como alternativa de aprendizagem para alunos com deficiência intelectual.
A participação na Oficina do Portal Dia a Dia Educação veio enriquecer a implementação dessa proposta de intervenção, pois os recursos disponibilizados oferecem diversas atividades que podem ser aplicadas como alternativas de aprendizagem. O recurso utilizado foi o software Luz das Letras, com o qual se pode trabalhar on-line executando várias atividades, como: reconhecimento do alfabeto, formação de novas palavras a partir de sílabas, colocação de palavras em ordem alfabética, entre outras.
Objetivo
Proporcionar ao aluno com deficiência intelectual, da escola especial, a utilização das TIC como ferramentas de aprendizagem, a fim de desenvolver as funções cognitivas (atenção, memória e raciocínio) na medicação do conhecimento.
Material utilizado
No laboratório de informática foram utilizados os computadores com acesso à internet.
Procedimentos Metodológicos
A aplicação de cada atividade teve a duração de duas horas-aula, oportunizando-se o contato com o computador por meio do assessoramento pedagógico. O recurso utilizado, no ambiente Educadores, do Portal Dia a Dia Educação, foi o software Luz das Letras. Os alunos navegaram na página e interagiram com as atividades propostas pelo recurso como, por exemplo: retirar uma sílaba de cada desenho para formar uma nova palavra, seguindo a pista.
Referências
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
SOUZA, Nadicler dos Santos de Souza. Tecnologias de Informação e Comunicação: uma alternativa de aprendizagem para alunos com deficiência intelectual da Escola Especial. Proposta Pedagógica PDE – Unicentro, 2010.