Proposta: Grandes Pensadores da Educação
Pedagoga: Maria Odete Rodrigues Bernardelli E-mail para contato: modete@seed.pr.gov.br Instituição / Escola: C. E. Paulo VI – EFM Município / Estado: Xambrê / Paraná Segmento Escolar: Professores Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a Dia Educação? Sim. Material da seção Pensadores da Educação |
Proposta de Atividade
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de Softwares Educacionais JClic, sob a orientação das docentes e assessoras pedagógicas Cislaine de Fátima Ratti e Andréia Aparecida Ferreira da Silva, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação, do Núcleo Regional de Educação de Umuarama, Estado do Paraná.
Esta é uma proposta de atividades para ser trabalhada com professores dos ensinos Fundamental e Médio, visando reforçar a importância de se conhecer as ideias dos grandes pensadores da educação que mais influenciam os trabalhos em sala de aula.
Sabemos que “por trás do trabalho de cada professor, em qualquer sala de aula do mundo, estão séculos de reflexões sobre o ofício de ensinar. Mesmo os profissionais de ensino que não conhecem as obras de Aristóteles (384-322 a C), Jean-Jacques Rousseau (1712 – 1778) ou Émile Durkheim (1858 – 1917), trabalham sob a influência desses pensadores, na forma como suas ideias foram incorporadas à prática pedagógica, à organização do sistema escolar, ao conteúdo dos livros didáticos e ao currículo docente”. (Revista Nova Escola, 2008).
Muitas atitudes que parecem apenas baseadas no bom senso foram, ao longo dos anos, objeto de estudo de pensadores como Emilia Ferreiro, Célestin Freinet, Paulo Freire, Howard Gardner, Jean Piaget e Lev Vygotsky. Apesar de seus trabalhos não coincidirem em muitos aspectos, em outros tantos eles se complementam. “Todos partem do princípio de que é preciso compreender a ação do sujeito no processo de aquisição do conhecimento”. (SOARES, apud PELEGRINI, 2007).
Além disso, conhecer a produção dos grandes pensadores ajuda a aprimorar o trabalho pedagógico e, consequentemente, melhorar a qualidade da educação.
Objetivos
- Proporcionar ao professor o entendimento de que conhecer o que disseram os estudiosos sobre os modos de aprender e de ensinar auxilia na interpretação dos fatos e das relações que definirão as formas de ação no processo educativo.
- Possibilitar a identificação, pelo professor, da teoria que melhor se adapta ao trabalho que ele deseja desenvolver.
- Ambientar os professores ao uso do Software JClic para a realização das atividades propostas.
Será distribuído um texto sobre os principais pensadores da educação e feita uma leitura comentada com os participantes do curso. Após, serão formados grupos para discussão e síntese das principais ideias dos pensadores, relacionando-as com seus trabalhos pedagógicos. A seguir, cada grupo fará a exposição de sua síntese destacando as influências observadas nas práticas de sala de aula. Por último, todos farão, no computador, atividades relacionadas ao software Jclic, sob a orientação da coordenadora do curso.
Avaliação
Os cursistas serão avaliados por meio de controle da participação nas dinâmicas, ou seja, na leitura comentada e na discussão e apresentação da síntese do grupo, bem como no empenho na realização das atividades no software JClic.
Atividades JClic
A seguir, captura de tela das atividades a serem desenvolvidas com os professores.
Abertura das atividades |
Ordene o texto |
Palavras cruzadas |
Quebra-cabeça duplo |
Referências
FERRARI, M. Pensar a escola, uma aventura de 2500 anos. Revista Nova Escola, Edição Especial, out. 2008. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/pensar-escola-aventura-2500-anos-423194.shtml> Acesso em: 20 out. 2010.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Curitiba: Seed, 2008.
PELLEGRINI, D. Aprenda com eles e ensine melhor. Revista Nova Escola, ed. 139, jan. 2001. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/aprenda-eles-ensine-melhor-423205.shtml> Acesso em: 19 out. 2010.
SMOLKA, A . L. Além do Senso Comum. Revista Nós da Escola, ano 1, n. 4, 2002. Disponível em: <http://www.curriculo-uerj.pro.br/imagens/docPub/revista04_78.pdf> Acesso em: 19 out. 2010.