Proposta: Inclusão Social na Escola
Pedagoga: Estefania Ferreira Nóbile E-mail para contato: estefanianobile@hotmail.com Instituição / Escola: Colégio Estadual Marumbi Município / Estado: Marumbi / Paraná Segmento em que foi aplicado: alunos Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim* |
Proposta de Atividade
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina "Apoio ao uso dos recursos de portais educacionais na prática pedagógica”, sob a orientação do docente Fernando Pinheiro, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação, do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, do Estado do Paraná.
Nesta exposição será abordada a importância do respeito às diferenças na escola, com a intencionalidade de se construir uma escola mais inclusiva. O aluno poderá refletir sobre os aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais que interferem no processo da inclusão de pessoas com necessidades especiais.
Objetivos
- Discutir sobre as mudanças necessárias na escola para que a inclusão se estabeleça efetivamente;
- Entender que todos têm o direito à vida, ao lazer e, principalmente, à educação, respeitando as diferenças existentes entre as pessoas;
- Reconhecer que toda pessoa tem direito à educação, independentemente de gênero, etnia, deficiência, idade, classe social ou qualquer outra condição.
Encaminhamentos Metodológicos
A atividade terá duração de, aproximadamente, 02 (duas) aulas. As estratégias utilizadas serão o uso da TV Multimídia, apresentação de vídeos e trechos de filmes, e o uso do texto relacionado ao tema: Saberes e práticas da inclusão: recomendações para a construção de escolas inclusivas.
Após a leitura do texto, os alunos assistirão ao trecho do filme Simples como amar - Deficiência intelectual/superproteção, disponível na página da TV Multimídia, a fim de iniciar discussões sobre a necessidade de estimular a independência e a autonomia de pessoas que apresentam alguma deficiência para além de sentimentos como pena e superproteção, apostando na capacidade de superação delas.
Os alunos serão divididos em equipes para debaterem a seguintes questões:
- Sobre o que aborda o filme?
- Como a mãe vê a deficiência da filha?
Na sequência, os alunos assistirão ao vídeo Crianças com necessidades especiais , que fala da importância e dos benefícios da convivência com crianças portadoras de necessidades especiais. Sobre esse vídeo, os questionamentos propostos para os grupos serão:
- O que vocês acham que é necessário para que a escola seja acessível a todos?
- Qual sua proposta para a construção de uma escola mais inclusiva?
Por fim, assistirão ao vídeo Onde você guarda o seu racismo, a partir do qual farão um paralelo entre os conteúdos desse vídeo com o do anterior, entendendo que a inclusão social engloba vários fatores.
Avaliação
A avaliação será realizada em todos os momentos por meio da participação nas discussões, na apresentação de trabalhos e nas atividades desenvolvidas durante a aula. O professor deve observar se o aluno compreendeu a importância de se respeitar as diferenças existentes entre as pessoas, abolindo qualquer tipo de segregação ou discriminação, promovendo a valorização da diversidade cultural e a superação da desigualdade etnico-racial.
Recursos Didáticos e Tecnológicos
- computadores
- pen-drive
- textos
- TV Multimídia
Materiais Didáticos Utilizados
Simples como amar - Deficiência intelectual/superproteção |
Crianças com necessidades especiais |
Onde você guarda o seu racismo |
Referências