Proposta: Inclusão Social na Escola

Pedagoga: Estefania Ferreira Nóbile
E-mail para contato:
estefanianobile@hotmail.com
Instituição / Escola:
Colégio Estadual Marumbi
Município / Estado: Marumbi / Paraná
Segmento em que foi aplicado: alunos
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim*








Proposta de Atividade

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina "Apoio ao uso dos recursos de portais educacionais na prática pedagógica”, sob a orientação do docente Fernando Pinheiro, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação, do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, do Estado do Paraná.

Nesta exposição será abordada a importância do respeito às diferenças na escola, com a intencionalidade de se construir uma escola mais inclusiva. O aluno poderá refletir sobre os aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais que interferem no processo da inclusão de pessoas com necessidades especiais.

Objetivos
  • Discutir sobre as mudanças necessárias na escola para que a inclusão se estabeleça efetivamente;
  • Entender que todos têm o direito à vida, ao lazer e, principalmente, à educação, respeitando as diferenças existentes entre as pessoas;
  • Reconhecer que toda pessoa tem direito à educação, independentemente de gênero, etnia, deficiência, idade, classe social ou qualquer outra condição.

Encaminhamentos Metodológicos

A atividade terá duração de, aproximadamente, 02 (duas) aulas. As estratégias utilizadas serão o uso da TV Multimídia, apresentação de vídeos e trechos de filmes, e o uso do texto relacionado ao tema: Saberes e práticas da inclusão: recomendações para a construção de escolas inclusivas.

Após a leitura do texto, os alunos assistirão ao trecho do filme Simples como amar - Deficiência intelectual/superproteção, disponível na página da TV Multimídia, a fim de iniciar discussões sobre a necessidade de estimular a independência e a autonomia de pessoas que apresentam alguma deficiência para além de sentimentos como pena e superproteção, apostando na capacidade de superação delas.

Os alunos serão divididos em equipes para debaterem a seguintes questões:
  • Sobre o que aborda o filme?
  • Como a mãe vê a deficiência da filha?

Na sequência, os alunos assistirão ao vídeo Crianças com necessidades especiais , que fala da importância e dos benefícios da convivência com crianças portadoras de necessidades especiais. Sobre esse vídeo, os questionamentos propostos para os grupos serão:
  • O que vocês acham que é necessário para que a escola seja acessível a todos?
  • Qual sua proposta para a construção de uma escola mais inclusiva?

Por fim, assistirão ao vídeo Onde você guarda o seu racismo, a partir do qual farão um paralelo entre os conteúdos desse vídeo com o do anterior, entendendo que a inclusão social engloba vários fatores.

Avaliação

A avaliação será realizada em todos os momentos por meio da participação nas discussões, na apresentação de trabalhos e nas atividades desenvolvidas durante a aula. O professor deve observar se o aluno compreendeu a importância de se respeitar as diferenças existentes entre as pessoas, abolindo qualquer tipo de segregação ou discriminação, promovendo a valorização da diversidade cultural e a superação da desigualdade etnico-racial.

Recursos Didáticos e Tecnológicos
  • computadores
  • pen-drive
  • textos
  • TV Multimídia

Materiais Didáticos Utilizados

Imagem do trecho de filme "Simples como Amar ".
Simples como amar - Deficiência intelectual/superproteção
Imagem do vídeo "Crianças com necessidades especiais".
Crianças com necessidades especiais
Imagem do vídeo "Onde você guarda o seu racismo".
Onde você guarda o seu racismo


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Referências
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