Proposta: Um novo olhar sobre a avaliação

Pedagoga: Tereza Blaut de Souza
Nome do Coautor: Edilaine de Oliveira Santos
E-mail para Contato: tblautpop@seed.pr.gov.br
Instituição/Escola: C. E. 14 de Dezembro – EFM
Município: Peabirú - PR
Segmento em que foi aplicado: Professores
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim









Proposta de Atividade

Este material foi elaborado como requisito final da oficina Softwares Educacionais Jclic, sob a orientação da docente e assessora pedagógica Edilaine Oliveira dos Santos, da Equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, do estado do Paraná.

Segundo alguns estudiosos, a avaliação é vista como uma ação transformadora, em que se observa o crescimento individual, na qual os conteúdos são aplicados de forma mínima, mas com condições de absorvê-los de forma precisa, construindo um conhecimento viável, que pode ser aplicado no ensino da Educação Básica, visualizando a aprendizagem do aluno.

Esta proposta será desenvolvida com os professores para que compreendam a importância da Avaliação no contexto escolar, trabalhando os conteúdos de maneira diferenciada, no sentido de orientá-los em sua prática diária.

As atividades realizadas por meio das tecnologias existentes, quando bem-utilizadas, tornam-se prazerosas se houver, por parte do professor, um planejamento elaborado antecipadamente e critérios estabelecidos, tendo como compromisso maior a educação.

Como mediador, o professor tem como compromisso a responsabilidade de desenvolver as práticas pedagógicas, transformando-as em um trabalho aberto, refletindo sobre as diversas formas de tecnologia existentes na escola e na sociedade em que o aluno está inserido, tornando as aulas mais atrativas, pois de uma forma ou de outra a avaliação acontece.

Por meio das tecnologias se percebe novas habilidades. A aprendizagem com criatividade se torna necessária na contemporaneidade, contribuindo para a construção de novos conhecimentos.

Apresenta-se neste trabalho algumas atividades realizadas por intermédio do JCLIC, subsidiando o trabalho dos professores no sentido de transformar os problemas encontrados em sala de aula, transformando-as em fatores positivos, estabelecendo um parâmetro a respeito do que o aluno sabe e o que precisa saber, absorvendo os conteúdos aplicados em sala de aula.

As atividades criadas no JClic são variadas e apresentadas sob diversas formas. A maioria dos exercícios produzidos por meio de conteúdos pré-selecionados pelo professor em sua disciplina apresentam características textuais: associação complexa, associação simples em inglês, jogo da memória, ordenar textos, quebra-cabeças, palavras cruzadas.

Nessa proposta elaborou-se atividades relacionadas ao Projeto “A Importância da Avaliação Contextualizada no Processo da Aprendizagem de Ensino na Educação Básica”, desenvolvido no PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), realizado pela Secretaria da Educação do Estado do Paraná.

Objetivos
  • Contribuir com a redefinição do quanto a avaliação trabalha com o emocional do aluno, quando aplicada de forma incorreta.
  • Propiciar aos educadores a elaboração de material didático por meio das novas tecnologias, repensando o processo avaliativo como um todo.
Encaminhamentos Metodológicos

Os conteúdos dessa proposta de trabalho desenvolver-se-ão da seguinte maneira:
  • Serão repassados conteúdos referentes ao assunto, em forma do Vídeo “Avaliação ou Punição”;
  • Repassados conteúdos por meio de apresentação de slides, referentes ao assunto; leitura prévia do Material Pedagógico do PDE, disponibilizado nos e-mails dos cursistas e textos fornecidos pela Seed;
  • diálogos entre a professora e o grupo participante;
  • Questões a serem discutidas com o grupo:
Qual o compromisso que tenho para com o meu aluno quando aplico a avaliação do conteúdo?
Como e qual a visão que o aluno tem quando o conteúdo é repassado em sala de aula?
Em que momento acontece o diálogo, com o aluno, sobre a avaliação?

Avaliação

Utilização do laboratório de informática com atividades relacionadas à avaliação, fazendo uso do Software Jclic. A partir desse contexto deve-se perceber que a avaliação tem como meta a transformação por meio da qual observa-se o crescimento do aluno e que, ao construir novas formas de avaliação, mostra-se o comprometimento com o ensino e a aprendizagem.

Imagem Ulitizada

ícone de imagem
Taxonomia de Bloom

Apresenta estrutura de organização
hierárquica de objetivos educacionais.


Material Produzido pelos Professores

acessar e baixar os jogos
Jogos Avaliação Contextualizada*

Acesse o link para baixar o pacote JClic com as atividades


*Acesse as orientações para baixar e visualizar as atividades JClic.

Ícone de Referências.
Referências
Recomendar esta página via e-mail: