Programas e Projetos - Sala de Aula Conectada Paraná - Registro de Classe On-line / Passo a Passo

O Registro de Classe On-line é um software que permite ao professor registrar conteúdos, avaliações e frequência dos alunos, dispensando o Livro de Registro de Classe impresso.


Atribuições:

Ícone para Tablet Docente
Docente
ícone tablet equipe administrativa
Equipe Administrativa
ícone tablet pedagogo
Pedagogo

Dicas e dúvidas:

login no sistema
Login no Sistema
 rco em um clique
RCO em um clique


Equipe Administrativa:

1. Após estar no sistema, acessar Estabelecimento / Permissão de Acesso e cadastrar o CPF do secretário e dos demais funcionários/professores;

2. Os dados serão carregados com base no suprimento que consta no SAE. Marcar a função que pertence ao usuário;
  • Cadastrar 1 para: funcionário administrativo, professor e pedagogo.
3. Emitir o Relatório de Conferência em Estabelecimento / Relatório de Permissões de Acesso. Conferir se os dados ficaram corretos e se não faltou nenhum funcionário/pedagogo/docente, bem como se suas funções correspondem à realidade. (O relatório será gerado no formato PDF, podendo ser impresso ou não);

4. Acessar a função Estabelecimento / Manter Calendário Escolar. Selecionar os campos Estabelecimento / Período Letivo / Período Avaliação. (Lembrando que em período letivo puxará o primeiro período letivo aberto e que o Período de Avaliação será carregado do SERE, conforme o que estiver cadastrado). Clicar no botão Incluir;

5. Incluir a data de início e fim do Calendário para cada Período de Avaliação (por exemplo: digitar início: 07/01/2013; e data fim: 03/03/2013) e cadastrar no campo Dias Previstos (digitar 50). Clicar no botão Salvar;

6. Clicar em Estabelecimento / Manter Calendário. Selecionar os campos Estabelecimento / Período Letivo / Período Avaliação. Clicar em Consultar e verificar se os cadastros foram realizados corretamente para todos os Períodos de Avaliação, sendo possível nesse item alterar (clicar no Lápis) e excluir o registro (clicar no X);
  • Altere um dos registros e exclua um deles. (Caso exista registros de avaliação o sistema não permitirá a exclusão).
7. Clicar em Estabelecimento / Regra de Cálculo. Esta função permite cadastrar a regra de cálculo que será utilizada pela Modalidade de Ensino. Selecionar os campos Estabelecimento / Período Letivo / Modalidade de Ensino. Clique no botão Incluir. Cadastre o número de Avaliações que será utilizada para esta modalidade (sendo mínimo de dois e máximo de 10). Selecionar a regra de cálculo a ser utilizada pela turma, podendo ser Aritmética, Ponderada ou Somatória. Clicar no botão Salvar. Cadastrar este item para todas as Modalidades de Ensino;

8. Clicar em Estabelecimento / Regra de Cálculo. Selecionar os campos Estabelecimento / Período Letivo / Modalidade de Ensino. Clicar em Consultar e conferir se todas as modalidades foram incluídas a regra de cálculo, sendo possível, neste caso, alterar (clicar no Lápis) e excluir (clicar no X);

9. Clicar em Estabelecimento / Manter Conteúdo Básico. Selecionar os campos Estabelecimento / Período Letivo / Ensino / Seriação / Disciplina / Conteúdo Estruturante. Clicar em Incluir. Abrirá campo para registro de Conteúdo Básico (campo obrigatório). Clique em Salvar;

10. Clicar em Estabelecimento / Manter Conteúdo Básico. Selecionar os campos Estabelecimento / Período Letivo / Ensino / Seriação / Disciplina / Conteúdo / Estruturante / Consultar, e conferir se todos os conteúdos foram incluídos, sendo possível, neste caso, alterar (clicar no Lápis) e excluir (clicar no X);

11. Clicar em Estabelecimento / Manter Horário / Período Letivo / Turno / Turma / Registrar Quantidade de Aulas, e clicar no botão Incluir;

12. Clicar em Estabelecimento / Manter Horário / Período Letivo / Turno / Turma / Registrar Quantidade de Aulas, e clicar no botão Consultar, sendo neste caso possível a exclusão do registro clicando no X (não obrigatório). Esta função permite facilitar o trabalho do professor no momento do registro da frequência/conteúdo;
  • Se estiver preenchido, o docente clica em Frequência Rápida e o sistema abre as informações diretamente na tela de registro de freqüência e conteúdo.
  • Se não estiver preenchido, o docente terá que selecionar o curso/turno/série/turma/horário para realizar o registro da frequência e conteúdo.
13. Estabelecimento > * Turma/Docente
  • Esta função permite selecionar os docentes por turnos/turmas/disciplinas que deverão estar supridos. Selecionar o Estabelecimento / Período Letivo / Turno / Turma / Disciplina desejada. Clicar no botão Incluir.
  • Na próxima tela, deverão ser preenchidos os campos Data de Início. Clicar no botão Atualizar listagem, para que carregue os docentes supridos na escola. Selecionar o docente da referida disciplina e clicar em Salvar.
14. Estabelecimento > * Turma/Docente/Consultar
  • Esta função permite consultar/alterar/excluir os docentes já vinculados às turmas, bem como abrir o Relatório em formato PDF. Para isso, selecione Estabelecimento / Turma / Docente / Estabelecimento / Período Letivo / Turno / Turma / Disciplina. Consultar ou gerar PDF. (Para alterar, clicar no Lápis; e para excluir, clicar no X);
15. Estabelecimento > Falta Legalmente Amparada
  • Caberá ao administrativo registrar no Sistema as faltas legalmente amparadas pela legislação (atestados médicos). Uma vez cadastradas estas faltas, o sistema não computará no cálculo do total de faltas;
  • Para registro o funcionário adminstrativo deverá acessa Estabelecimento / Falta Legalmente Amparada. Selecionar o campo Estabelecimento e preencher o CGM ou nome/data de nascimento e clicar no Incluir;
  • Na próxima tela deverá ser preenchida a data inicial e final do afastamento, o amparo legal e, no campo Observações, registrar Atestado Médico ou outra informação necessária;
16. Consulta às faltas legalmente amparadas
  • Para consultar as faltas legalmente amparadas já registradas, clicar em Estabelecimento / Falta Legalmente Amparada. Selecionar Estabelecimento e preencher CGM ou nome/data de nascimento. Clicar em Pesquisar.

Fechar

Docente:

1. Frequência Rápida

Esta função permite ao docente abrir a turma no campo de Registro de Frequência em que ele atua em um determinado horário, caso a Equipe Administrativa tenha cadastrado a grade de horário do docente.
  • Todos os alunos vêm com o C (comparecimento) registrado, e o docente clicará no F para registrar os alunos que faltaram naquela aula.
Sendo também possível registrar o conteúdo caso o docente faça essa opção, clicando em Salvar e Incluir Conteúdo.
  • Ao selecionar esta opção, abrirá a tela para seleção dos Conteúdos Estruturantes / Básico / Atualizar Listagem e Registrar os Conteúdos Específicos, conforme os trabalhados em sala. Ou Salvar a Frequência / Salvar e registrar o conteúdo posteriormente, ficando um ícone indicando a ausência do registro. Na tela de registro de frequência, após selecionar C ou F abre um campo para registro de observação individual (ex: Chegou atrasado);
2. Na tela de Frequência Rápida também é possível consultar os registros já efetuados para visualização e conferência, bem como para impressão do arquivo em formato PDF. Ao consultar os registros lançados para uma determinada turma, os dados poderão ser alterados (clicando no lápis) ou excluídos (clicando no X);

3. A função Frequência assemelha-se à função Frequência Rápida, porém sendo necessário, neste caso, selecionar cada campo até chegar no Estabelecimento / Período Letivo / Turma / Período Avaliação / Data Aula / Incluir se a Aula é Geminada ou não; e clicar na Lista de Alunos para abrir a tela de registro. Sendo possível, ainda, nesta tela, registrar o Conteúdo da Aula, clicando em Salvar e Incluir Conteúdo, seguindo os mesmos passos da opção Frequência Rápida;

4. A função Conteúdo permite ao usuário lançar os conteúdos nas aulas em que já foram realizados os registros de frequência e o docente optou por lançar o conteúdo em outro momento.
  • Para lançar o conteúdo, o docente clicará em Conteúdo e fará a seleção do Estabelecimento / Período Letivo / Turma / Período Avaliação / Data da Aula / Selecionar Conteúdo Estruturante / Atualizar Listagem. Selecionar Conteúdos Básicos, digitar o Conteúdo Específico e clicar em Salvar;
5. Ao clicar em Conteúdo / Consultar, será exibida a tela com a listagem de todas as aulas com conteúdos já registrados, sendo possível, neste caso, alterar o registro clicando no lápis;

6. A opção Avaliação permite ao docente registrar as avaliações efetuadas para uma determinada turma, sendo o número mínimo de duas avaliações e o máximo de 10.
  • Ao acessar Cadastrar Avaliação, clicar no lápis para alterar avaliação.
  • No rodapé da tela deverão selecionar os conteúdos que serão avaliados, podendo ser assinalados um ou mais conteúdos para a mesma avaliação. Para cada Avaliação registrada é possível lançar uma nota de recuperação, clicando em Incluir Recuperação. Para efeitos de cálculo no caso em que foi registrada recuperação, o sistema descarta a nota mais baixa. (Nota da avaliação e recuperação);
Fechar

Pedagogo

1. Na chave do pedagogo a função Frequência permite que seja alterada a frequência dos alunos de todos os professores, seguindo os mesmos passos da função Frequência na chave do docente.
  • Para proceder a alteração, o pedagogo deverá selecionar Pedagogo / Frequência / Estabelecimento / Período Letivo / Turma (aparecem as turmas de todos os professores daquele turno) / Período Avaliação / Incluir / Lista de Alunos.
2. Na chave do pedagogo, na função Conteúdo, o sistema permite que sejam alterados os conteúdos registrados para as turmas de todos os professores, seguindo os mesmos passos da função Conteúdo na chave do docente.
  • Para proceder a alteração, o pedagogo deverá selecionar Pedagogo / Conteúdo/ Estabelecimento / Período Letivo / Turma (aparecem as turmas de todos os professores daquele turno) / Período Avaliação / Incluir /Consultar / Alterar(clicar no lápis) ou Incluir (clicar no +).
3. Na chave do pedagogo a função Avaliação permite que sejam alterados os registros de avaliação para as turmas de todos os professores, seguindo os mesmos passos da função Avaliação na chave do docente.
  • Para proceder a alteração, deverá ser selecionado Pedagogo / Avaliação / Estabelecimento / Período Letivo / Turma / Período Avaliação / Avaliação Parcial / Peso / Data da Avaliação / Proceder as alterações das avaliações. Selecionar os conteúdos que estão sendo avaliados e clicar em Salvar.
4. Visto Registro de Classe.
  • Após efetuados todos os registros pelo docente, o pedagogo irá realizar a conferência do livro de registro on-line;
  • Ao acessar a função Pedagogo / Vistar Registro de Classe, selecionar Estabelecimento / Período Letivo  / Turma / Disciplina / Período Avaliação, clicar em Incluir.
  • Ao clicar em Consultar Registro de Classe será exibido cópia do registro para as devidas conferências. Após a leitura do documento, selecionar Parecer favorável ou não favorável.
Em caso de parecer favorável, indica que está tudo correto e que o livro será fechado e não poderá mais ser alterado. Neste caso, o docente da turma receberá uma mensagem por e-mail comunicando que o parecer foi favorável, com cópia do registro de classe em anexo no formato PDF.

Caso o parecer for não favorável, o docente receberá a mensagem por e-mail comunicando o motivo, para as devidas alterações, com cópia do registro de classe em anexo no formato PDF.

No decorrer do bimestre, o Pedagogo também poderá utilizar a opção Aviso, para fins de acompanhamento dos registros dos professores.
  • Acessar função Pedagogo / Vistar Registro de Classe - Selecionar Estabelecimento / Período Letivo / Turma / Disciplina / Período de Avaliação / Incluir / Parecer / Aviso e Registrar Observações.

    O docente receberá a mensagem por email comunicando o motivo, para as devidas alterações com cópia do registro de classe em anexo no formato PDF.
    Fechar

ícone contatoContato:
Diretoria de Tecnologia Educacional
rconline@seed.pr.gov.br
Recomendar esta página via e-mail: