Museu da Escola - Escolas Tombadas - Colégio Estadual do Paraná
Acesse a foto |
Inscrição: Tombo 118-II Processo: Número 03/93 Data da Inscrição: 10 de março de 1.994 Localização: Município: Curitiba - Avenida João Gualberto, s/n.º Proprietário: Governo do Estado do Paraná |
Histórico
A sede atual do Colégio Estadual do Paraná foi inaugurado no dia 29 de março de 1950 na presença de várias autoridades. O colégio representa a continuidade do tradicional Lycêo de Corytiba, fundado em 1846. Na época da sua entrega ao público, era considerado não só o maior colégio da América do Sul, como também o mais moderno, em função dos recursos educacionais e administrativos de que era dotado. Erguido afastado do alinhamento, o que faz destacar sua imponente volumetria, situa-se nas proximidades do Passeio Público de Curitiba. Inserindo-se, por consequência, em área também protegida.
É um prédio de quatro pavimentos, ocupando área de aproximadamente 43.140m2, consoante o projeto original, desenvolvido sobre planta em U, dispunha de 50 salas de aula com capacidade para 50 alunos cada, além de laboratórios destinados ao ensino de disciplinas específicas, salas/ambiente, salas destinadas às atividades administrativas, cinema/teatro com capacidade para 1000 pessoas, salão nobre com 400 lugares, bibliotecas, almoxarifado, além de espaços outros relacionados a atividades docentes e discentes. Composto de três blocos, os dois laterais erguido sobre pilares – o que permite o aproveitamento dos espaços livres para fins diversos, em relação ao alunado - , além de sua relevante importância arquitetônica transformou-se, com o passar do tempo, em destacado marco sociocultural do estado do Paraná.