Sistema Estadual de Jovens e Adultos - Seja - Perguntas Frequentes
Que documentos devem constar no processo matrícula retroativa? No processo de matrícula retroativa devem constar os seguintes documentos: cópia dos documentos pessoais do aluno, CGM, disciplina a ser matriculada e data de matrícula, ofício justificando o que houve, cópia do livro de chamada ou cópia da ficha de acompanhamento individual. Encaminhar tudo isso à Coordenação de Informações Educacionais.
É possível corrigir o relatório final no Seja? No sistema Seja temos correção de relatório também, a diferença é que no Sere a correção deve ser realizada no sistema Sere e na base ABC e, no sistema Seja, a correção deverá ser realizada somente no sistema Seja, porque os dados do Seja não são carregados para o ABC. Se caso a disciplina conste como matriculada e não foram inseridos os lançamentos de nota e frequência, a escola deverá informar o aluno como ativo na disciplina novamente, acessar Menu =>Lançamento de notas e informar esses dados. Se a disciplina não está constando como matriculada no sistema, a escola deverá montar processo de matrícula retroativa.
Como unificar CGMs? Para unificar os CGMs antes é necessário consultar os dois CGMs, se nos dois tiver uma mesma disciplina matricula e em um deles a situação da disciplina for concluída, e no outro a mesma disciplina estiver como desistente ou ativa, excluir essa última situação para que não sobreponha a conclusão. Se um dos CGMs estiver em outra escola, deverá ser solicitada a transferência
Como proceder em caso de cadastro sem matrícula? Quando você incluir um novo cadastro para o aluno no sistema Seja e nesse cadastro não houver nenhuma matrícula, o sistema não permitirá a unificação dos CGMs. Então, a escola deverá excluir o cadastro, eliminando assim o CGM.
Como fazer para informar que a escola oferta o transporte escolar? Para informar o transporte escolar, primeiro deverá acessar Menu =>Acompanhamento do aluno =>Administração escolar =>Dados da escola, no campo "Oferece transporte escolar/", selecionar a opção (sim). Essa informação confirma que a escola oferta. Inserida essa informação, deverá ser acessado o cadastro dos alunos que utilizam o transporte, e no campo "Transporte Escolar" informar a utilização.
Como fazer a regularização da Fase I? A função para inserir regularização da Fase I foi liberada no sistema. Para carregar a regularização no histórico acessar: Menu =>Relatórios =>Histórico =>Exceções =>Inclusão, selecionar no campo ensino, processo fundamental Fase II, e utilizar a exceção: Regularização Fase I. Para carregar para o relatório de regularização, acessar: Menu =>Relatórios =>Relatório Final =>Regularização de Vida Escolar, selecionar a escola e no campo de regularização, utilizar a opção Regularização de Vida Escolar Ensino Fundamental Fase I – Curso.
Como proceder para carregar alunos da proposta antiga (Sabi) para a nova proposta (Seja)? Acessar Menu =>Estudante =>Aluna da proposta antiga, essa função carrega o cadastro do sistema Sabi para o sistema Seja. Acessar Menu =>Matrícula de aluno =>Buscar proposta anterior 2006, essa função carrega as matrículas do sistema Sabi para o sistema Seja. Carregado o cadastro e as disciplinas, verificar a qual estabelecimento pertence o CGM, e se for o caso solicitar a transferência, para dar continuidade a matrícula.
- Quando a escola entrar em contato informando que tem um aluno matriculado na Fase II ou no Ensino Médio e que não está carregando o nome dele para a listagem do livro de chamada ou na consulta =>estatística =>alunos matriculados. Antes de qualquer alteração, primeiro acessar Menu =>Consultas =>Situação do aluno e observar todos os campos dessa consulta. Para corrigir: acessar Menu =>Manutenção Celepar =>Altera matrícula no ensino =>informar o CGM e no campo ensino, selecionar Fundamental Fase II ou Médio. Na próxima tela conferir o nome da escola, se estiver carregando um nome de escola diferente da consulta situação do aluno, corrigir deixando com o mesmo nome. No campo situação do estudante, informar ativo. No campo situação de conclusão do estudante, informar por curso e clicar no alterar.
- Quando a escola informar que não consegue matricular o aluno, porque o sistema mostra a mensagem:
Aluno já matriculado em outro ensino
Consultar a situação do aluno, observando todos os campos, e em qual ensino o aluno está realmente matriculado. Geralmente esse erro ocorre quando o aluno está matriculado na Fase II e a escola carrega exames do ensino médio, percebe o erro e exclui esse exame, então o ensino médio fica em aberto. Para corrigir: acessar Menu =>Manutenção Celepar =>Altera matrícula no ensino =>informar o CGM e no campo ensino, selecionar Fundamental Fase II, conferir o nome da escola. No campo situação do estudante, informar ativo. No campo situação de conclusão do estudante, informar por curso e clicar no alterar. Depois acessar mais uma vez a mesma função e no campo ensino, selecionar ensino médio, conferir o nome da escola. No campo situação do estudante, informa como concluinte final. No campo situação de conclusão do estudante, informar por exames e clicar no alterar. -Quando a escola tentar inserir uma matrícula para o aluno e o sistema mostrar a mensagem:
Estudante não matriculado ou não pertence a esta escola.
Para corrigir: acessar Menu =>Manutenção Celepar =>Altera matrícula no ensino =>informar o CGM e no campo ensino, selecionar Fundamental Fase II ou ensino médio, conferir o nome da escola. No campo situação do estudante, informar ativo. No campo situação de conclusão do estudante, informar por curso e clicar no alterar. OBS: Esse caso geralmente ocorre porque o nome da escola está diferente
Liberar aluno transferência
Essa função deverá ser utilizada quando a escola informar que liberou a transferência de um determinado CGM, porém o mesmo continua aparecendo como pendência para a escola. Para corrigir, acessar Menu =>Manutenção Celepar =>libera aluno transferência, informa o CGM. No campo estabelecimento, informar a escola de destino do aluno. Por esse motivo a escola deverá informar para onde o aluno está indo.