Concepção de avaliação
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Nas ações em educação a distância da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), as avaliações não devem ser meramente classificatórias ou quantitativas, mas sim privilegiar momentos contínuos de uma avaliação formativa e multidirecional nos quais cursistas e professores-tutores consigam se identificar como sujeitos ativos deste processo. Em outras palavras, mais do que verificar se o cursista respondeu a uma questão dentro de um modelo proposto, a ideia é acompanhar sua evolução e verificar o que precisa mudar - no material disponibilizado, na ação de tutoria ou nas atitudes do cursista - para que o desempenho do cursista melhore.
Considerando essa concepção de avaliação, destacamos aqui algumas práticas que devem marcar o trabalho do mediador EaD:
- Acessar o e-Escola sempre que possível (uma vez ao dia, por exemplo), a fim de verificar se há novas mensagens por parte dos cursistas e também se há novas informações por parte da Coordenação de EaD;
- Monitorar de perto o acesso de seus respectivos cursistas, cuidando para entrar em contato prioritário e insistente (mas sempre cordial) com aqueles que nunca acessaram e/ou que não acessam há mais de três dias;
- Realizar feedbacks às postagens em fóruns e tarefas em até 48 horas, considerando o prazo que os cursistas terão para reverem suas atividades, em consonância com o cronograma do curso;
- Manter contato com o coordenador de tutoria, pois este poderá solicitar informações, fornecer orientações complementares, e ajudar a solucionar problemas técnicos.
Por fim, é preciso destacar ainda que o conteúdo do curso e a atuação do mediador EaD também são avaliados pelos envolvidos, ao final do processo. Para isso, são disponibilizadas orientações no próprio ambiente. É muito importante que o mediador EaD estimule os alunos a participarem dessa avaliação, em formulário disponibilizado no e-Escola.
Acesse a seção "Feedback" para aprofundar sua compreensão sobre esse conceito.
Para aperfeiçoar sua atuação como mediador EaD, sugerimos as seguintes leituras e materiais:
Vídeos
O tutor é a peça-chave da educação a distância
Textos
ABREU-E-LIMA, Denise Martins de; ALVES, Mario Nunes. O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2, ano 65, p. 189-205, maio/ago. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pp/v22n2/v22n2a13.pdf>. Acesso em 01 mar. 18
BENTES, Roberto de Fino. A avaliação do tutor. In: FORMIGA, Marcos; LITTO, Fredric (Orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
CONDEMARÍN, M.; MEDINA, A. A avaliação autêntica: um meio para melhorar as competências em linguagem e comunicação. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2005.
HOFFMAN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. 2 ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
NEDER, M. L. C. A avaliação na educação a distância: significações para definição de percursos. In: PRETI, O. (Org.). Educação a Distância: inícios e indícios de um percurso. Cuiabá: EdUFMT, 2006
POLAK, Ymiracy Nascimento de Souza. Avaliação do aprendiz em EAD. In: LITTO, Frederic Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson do Brasil, 2009.