Feedback
Manual e-Escola >> Orientações ao mediador EaD >> Feedback
É comum associar-se a emissão de feedback ao ato de dar uma resposta; porém, precisamos ressaltar que na EaD o conceito de feedback não se refere a uma mera “resposta” dada ao apresentado. Na verdade, o feedback traz nesta resposta considerações e conteúdos que visam a tornar a relação com o cursista e seu aprendizado ainda mais significativo.
Partindo da proposta de atuação de tutoria e para aprofundamento sobre a emissão de feedbacks, a Seed-PR sugere dois modelos: “Escada de feedback” e “Feedback sanduíche”.
Baseado em quatro etapas, o modelo de "Escada de feedback", dos autores Abreu-e-Lima e Alves (2011), oferece uma estrutura que busca dar apoio ao cursista num processo construtivo de conhecimento.
A seguir, apresentamos a descrição das etapas sugeridas pelos autores para serem adaptadas à ação esperada pelo mediador EaD.
1 - Esclarecer |
2 - Valorizar |
3 - Questionar |
4 - Sugerir |
|
Postagem do cursista |
● Há partes que não estão claras. ● Faltam informações essenciais ou permite dupla interpretação |
● Há partes que atendem ao proposto. |
● Há partes em que há problemas, ou o mediador EaD discorda das ideias, ou opiniões presentes na postagem. |
● A postagem atende totalmente ao que foi proposto. |
Ação do mediador EaD | ● Iniciar um diálogo de orientação com perguntas sobre pontos que parecem ausentes. ● Mostrar claramente duas opções possíveis e oferecer sugestões e questões para as duas possibilidades. |
● Enfatizar os pontos positivos no trabalho. ● Apontar as potencialidades. ● Oferecer um elogio honesto (sem exageros). |
● Levantar as questões, evitando acusações ou críticas. ● Apresentar pensamentos honestos e preocupações a respeito do assunto. |
● Apresentar sugestões de melhoria ou de solução ao problema identificado no trabalho. ● Estimular o cursista a ir além do proposto. |
Benefícios | ● Proporcionar maior segurança ao cursista na emissão do feedback. | ● Valorizar, criar uma cultura de confiança e compreensão e ajudar o cursista a identificar suas próprias potencialidades, que talvez ele próprio não reconheça. ● Mostrar o quanto o mediador EaD está atento ao processo de ensino e aprendizagem de seus cursistas. |
● Propiciar a aprendizagem colaborativa e ampliação das ideias tanto dos conhecimentos do cursista quanto do mediador EaD. | ● Ajudar o cursista em seu processo de aprendizagem. |
Sugestões de interação/feedback |
● “Quando você disse... você queria dizer… ou…?” ● Pelo que pude compreender, você explicitou que..., não foi? Corrija-me se estiver enganado. |
● “Muito interessante a parte em que você comenta…” ● A ideia apresentada no ponto… é muito boa. Você poderia aprofundar…” |
● “Você já considerou...? ● “Pensei sobre isto e percebi que...” ● “Talvez você tenha pensado sobre isto, mas...” ● “Te convido a refletir sobre...” |
● “Sua ideia é muito boa. Outra sugestão para a resolução do caso seria…” ● “Para aprofundar seus conhecimentos, indico a leitura do texto…” ● “Conheço um site interessante que trata do assunto e que poderia ampliar seus conhecimentos.” |
Fonte: Adaptado de Abreu-e-Lima e Alves (2011)
Outro modelo de feedback indicado para cursos a distância chama-se “feedback sanduíche”.
Nele, os apontamentos que sugerem melhorias são fornecidos pelo mediador EaD em ações ou comportamentos positivos, conforme quadro a seguir.
Realçar algo positivo | O mediador EaD pode destacar: ● uma descoberta que o cursista tenha feito; ● uma citação relevante; ● a ordem da frase. |
Sugerir melhorias | O mediador EaD pode: ● oferecer sugestões diretas ao cursista sobre o que fazer ou não; ● conduzir os cursistas à reflexão por meio de perguntas que os ajudem a compreender e melhorar o trabalho realizado; ● elencar indicações e pedidos para que o cursista correlacione seus resultados a outros trabalhos e ideias. |
Apontar algo muito bom | O mediador EaD não deve confundir este item com mensagens positivas e generalistas sobre vitória, esforço e sucesso. Deve elencar atitudes e comportamentos reais a serem mantidos, bem como os resultados que isso trará ao trabalho do cursista. Questões que podem ajudar a identificar: ● Qual o potencial do cursista? |
Fonte: Adaptado de Abreu-e-Lima e Alves (2011)