Galerias de Imagens > > Ensino e metodologia
Charge - Alunos e Escola
É comum ouvir que o baixo rendimento dos alunos do ensino fundamental no Brasil é devido às más condições socioeconômicas dos alunos. O estudante vem de família pobre, com baixo nível de escolaridade dos pais, e, com isso, não atinge o resultado esperado nas provas. Essa forma de raciocinar parece pouco aceitável, principalmente por dois motivos: 1. uma função fundamental da educação é a de reverter o círculo vicioso de pobreza e, além disso, o sistema educacional deve contribuir para que as crianças saiam do entorno social de seu nascimento e desenvolvam habilidades e destrezas que lhes possibilitem uma vida melhor do que a de seus pais; 2. não são todas as crianças de famílias pobres que obtêm um baixo desempenho nas provas, pois, seja pela maior atenção dada pelos pais, seja pelo próprio esforço ou pelo apoio do Estado, muitas deles alcançam bons resultados. Esta pesquisa buscou identificar as boas práticas de gestão que, dadas as condições socioeconômicas dos municípios, levaram determinadas redes escolares a obterem um resultado melhor do que o esperado. O que está sendo feito nessas redes que leva seus alunos a obterem sucesso no aprendizado? Quais são os fatores associados às políticas educacionais que fizeram com que determinadas redes municipais apresentassem resultados melhores do que outras?