Galerias de Imagens > > Trabalho Pedagógico

Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa

Mapa conceitual é uma técnica ou recurso didático criado por Joseph Novak em 1972. Surgiu da necessidade de acompanhar o desenvolvimento cognitivo de crianças no processo ensino-aprendizagem do ensino fundamental.

A proposta de trabalho dos Mapas Conceituais está baseada na ideia fundamental da Psicologia Cognitiva de Ausubel que estabelece que a aprendizagem ocorre por assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do aluno. Incluídas na aprendizagem significativa estão a aprendizagem por recepção e a por descoberta.

Assim, estes mapas servem para tornar significativa a aprendizagem do aluno, que transforma o conhecimento sistematizado em conteúdo curricular, estabelecendo ligações deste novo conhecimento com os conceitos relevantes que ele já possui.

Fonte: www.pucsp.br

Mapa conceitual é uma técnica ou recurso didático criado por Joseph Novak em 1972. Surgiu da necessidade de acompanhar o desenvolvimento cognitivo de crianças no processo ensino-aprendizagem do ensino fundamental. A proposta de trabalho dos Mapas Conceituais está baseada na ideia fundamental da Psicologia Cognitiva de Ausubel que estabelece que a aprendizagem ocorre por assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do aluno. Incluídas na aprendizagem significativa estão a aprendizagem por recepção e a por descoberta. Assim, estes mapas servem para tornar significativa a aprendizagem do aluno, que transforma o conhecimento sistematizado em conteúdo curricular, estabelecendo ligações deste novo conhecimento com os conceitos relevantes que ele já possui.