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Projeto Hayô

O projeto Hayô – de formação de professores indígenas para o magistério - em Juina é constituído de três turmas (uma com 38, outra de 32 e outra de 34 alunos), divididas por critérios de nível de escolaridade e de aspectos sócio-culturais. A divisão obedece critérios como dificuldades com o idioma português com implicações no aprendizado dos demais conteúdos e menor experiência em sala de aula.

Como as aulas do pólo de Juina são ministradas na escola Municipal Agrícola “José Vieira”, localizada a 7 km da cidade, a logística é pensada com capricho pelos organizadores do curso.

A importância do projeto Hayô é destacada pelo cursista Danilo Ermeson Ado. “O projeto Haiyô deve cumprir a função de capacitar o professor indígena para atuação na sala de aula e a escola indígena deve fortalecer e valorizar a cultura indígena, priorizar a língua materna e respeitar o saber das crianças”, enfatiza.

Fonte: www.eja.ce.ufpb.br

O projeto Hayô – de formação de professores indígenas para o magistério - em Juina é constituído de três turmas (uma com 38, outra de 32 e outra de 34 alunos), divididas por critérios de nível de escolaridade e de aspectos sócio-culturais. A divisão obedece critérios como dificuldades com o idioma português com implicações no aprendizado dos demais conteúdos e menor experiência em sala de aula. Como as aulas do pólo de Juina são ministradas na escola Municipal Agrícola “José Vieira”, localizada a 7 km da cidade, a logística é pensada com capricho pelos organizadores do curso. A importância do projeto Hayô é destacada pelo cursista Danilo Ermeson Ado. “O projeto Haiyô deve cumprir a função de capacitar o professor indígena para atuação na sala de aula e a escola indígena deve fortalecer e valorizar a cultura indígena, priorizar a língua materna e respeitar o saber das crianças”, enfatiza.