Estamos em uma nova fase no Portal! Em breve haverá novidades na página de Pedagogia – participe de nossa enquete! Para essa edição de nosso informativo, atendendo a sugestão da pedagoga Marlova Moretti Marques (NRE – Umuarama), abordamos a temática do analfabetismo funcional. Saiba mais sobre esse assunto e confira recursos para o trabalho com professores, funcionários,alunos e pais. Agradecemos as sugestões e inúmeras colaborações que temos recebido. Clique nos links para acessar e até breve!
Pedagogia Em foco
Novidades
Conforme comentamos na edição anterior, o Portal
foi
reformulado para os quatro principais públicos
– Alunos, Educadores,Gestão Escolar e Comunidade. A novidade é que o ambiente
Alunos também tem um informativo específico
para esse segmento. Incentive
seus alunos do Ensino Fundamental e Médio a
efetuarem o Cadastro!
Pedagogia Em foco
Em tempos de Prova Brasil, descamos
o espaço da página de Pedagogia que enfoca
o tema Avaliação. Neste mês apresentamos
novidades em Avaliação – Trechos de Filmes,
o qual apresenta novos títulos para discussão
da temática com os professores.
Destaque para o filme Um sonho possível,
o qual apresenta a cena de um aluno que
não entende o enunciado da prova, por isso
não conseguia fazer as avaliações. Permite refletir
sobre a importância do professor ser claro nos
enunciados das avaliações que aplica, além de
estar atento às necessidades dos
alunos, os quais podem ser analfabetos funcionais.
Formação de Docentes
Legislação do Curso
Confira a Legislação à nivel Federal e Estadual para
o curso de Formação de Docentes.
Recursos Multimídia
Trecho de filme O filme Mestrado da Vida apresenta a história
de um morador de rua, que aborda uma
estudante com o intuito de roubar sua
monografia. A estudante apresenta
argumentos teóricos a fim de convencê-lo de
que não quer sua monografia, mas sim sua
carteira Vídeo Confira a reportagem sobre Analfabetismo Funcional que aponta as
principais causas desse problema Som No áudio Analfabetismo confira uma
entrevista que apresenta os dados da
pesquisa de Maria Clara de Piero USP-SP.