Notícias

17/04/2014

Encontro reúne representantes dos grêmios estudantis

Assessoria de Comunicação/SEED


Os alunos dos grêmios estudantis das escolas estaduais do Núcleo Regional da Educação de Apucarana participaram na semana passada do encontro do Grêmio Estudantil, no Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas, em Apucarana. O evento serviu para envolver os alunos sobre temas atuais e fortalecer o papel do grêmio nas escolas.

“Ao fortalecer a cidadania nas escolas, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo dos adolescentes e jovens, acreditamos no desafio de transformar a escola em um espaço democrático”, afirmou a coordenadora do grêmio estudantil na regional, Norma Salomão Castilho.

As discussões envolveram temas como drogadição, gravidez na adolescência, ciberbullying, entre outros. “Temos que levar aos alunos esses assuntos para sabermos como enfrentar esses problemas existentes na sociedade”, explicou o aluno 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Emílio de Menezes, em Arapongas, Waldemir Gomes da Silva. “Esse também é o papel do grêmio, além de ser uma ponte entre alunos e direção da escola, o de promover cidadania e solidariedade”, completou o aluno.

O evento buscou mostrar a importância que o grêmio estudantil tem para contribuir na transformação social pela escola. “O encontro foi muito importante porque serviu de incentivo para os representantes dos grêmios. Na viagem de retorno foi possível perceber a motivação deles para realizar o debate na escola”, contou a pedagoga Vânia Franco, que acompanhou os representantes do grêmio do Colégio Estadual Jandaia do Sul.

Também foi trabalhado assuntos relacionados à valorização e preservação do meio ambiente local (na escola, no bairro, no município), por meio do Com-vida: Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola. “Pretendemos levar o conceito de vida sustentável aos alunos. Cuidar do meio ambiente dentro da escola, no entorno e nas nossas casas”, disse a aluna Fabíola de Azevedo, Colégio Emílio de Menezes.

Além das discussões, o evento contou com apresentações artísticas e culturais para promover momentos de descontração e de interação entre os participantes. “Conhecemos a realidade dos grêmios de outras escolas e pudemos trocar informações. O evento também ajudou nessa organização”, finalizou Fabíola.

Esta notícia foi publicada em 17/04/14 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.