Notícias

22/10/2014

Escolas vão receber Guia do Fundo Rotativo

Assessoria de Comunicação/SEED


A Secretaria de Estado da Educação do Paraná lançou nesta quarta-feira (22) o “Guia de Orientações do Fundo Rotativo”. Produzido pela equipe técnica da Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar, o Guia traz o passo a passo de como funciona o Fundo Rotativo, a partir da liberação do recurso, como é o planejamento, a execução das despesas e a prestação de contas das escolas.

O Fundo Rotativo é um programa de repasse de recursos diretamente para a conta das escolas. Os valores são usados para atender necessidades como compra de materiais de limpeza, didático, esportivo, compra de gás, lâmpadas, e outros itens de consumo. O recurso também pode ser usado para pequenos reparos na escola como limpeza de caixa d´água, consertos na instalação elétrica ou hidráulica, entre outros serviços.

Todas as escolas da rede estadual receberão três exemplares do Guia. “O Fundo Rotativo é essencial para que a escola tenha uma capacidade de resposta imediata a qualquer imprevisto”, explicou o secretário da Educação, Paulo Schmidt.

Com uma linguagem simples e didática, o Guia resume todos os dispositivos legais e como é a gestão financeira do Programa Fundo Rotativo. “O objetivo principal é que os diversos segmentos da escola, direção, professores, pais, alunos, funcionários e membros da comunidade, passem a ter conhecimento como os recursos chegam para a escola, suas finalidades, onde são usados, e também poder ajudar no acompanhamento da execução das despesas”, afirmou Manoel José Vicente chefe da Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar.

Os diretores das escolas são os responsáveis diretos pela gestão do Fundo Rotativo. A ideia do Guia é compartilhar a informação para outras pessoas da comunidade escolar. Com mais pessoas envolvidas será mais fácil e eficaz fazer o planejamento do uso dos recursos do Fundo Rotativo.

Para a Coordenadora de Prestação de Contas da CAF, Ângela Kubersky, o guia de orientações também vai ajudar na transparência e fiscalização de como os recursos são usados nas escolas. “Um pai ou aluno vão poder ler sem precisar ter muitos conhecimentos técnicos do processo. Eles vão entender perfeitamente qual o papel deles dentro da execução desse recurso e fazer o controle social que é um direito previsto em lei”, explicou Ângela.

Sabendo como funciona o Fundo Rotativo a comunidade poderá avaliar se o recurso que chega para a escola é suficiente, se atendeu as necessidades da escola, onde o recurso foi aplicado e se houve resultados positivos. “Aí você consegue fazer um envolvimento dessa comunidade. Além de cobrar, a pessoa pode contribuir com o diretor. Assim teremos uma gestão de eficiência e o guia vai proporcionar essa possibilidade de contribuição”, definiu Ângela.

Essa é a primeira vez que a Secretaria da Educação produz um guia prático com orientações sobre o Fundo Rotativo. “A linguagem usada no guia é bem didática para que todos possam ter um entendimento de todos os procedimentos de utilização dos recursos e prestação de contas”, definiu Manoel José Vicente. O material do guia pode ser acessado pela internet também no endereço: www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/guiafundorotativo.pdf

Esta notícia foi publicada em 22/10/14 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.