Notícias

11/11/2014

Escolas começam a receber última remessa do ano da merenda

Assessoria de Comunicação/SEED

A Secretaria Estadual da Educação iniciou nesta semana a entrega da quarta remessa de alimentos não perecíveis da merenda escolar. É o último lote do ano e cada escola já estará abastecida até o fim do ano letivo e primeiros 15 dias de aula em 2015.

O lote é diversificado e contém cerca de 32 produtos, entre eles macarrão, arroz, biscoitos, feijão, fubá, barra de frutas, cebola em flocos, granola, açúcar, sal marinho.

A previsão é que até o fim da semana que vem as 2.500 escolas da rede estadual e também as escolas especiais conveniadas recebam os produtos.

Os diretores e responsáveis pela preparação da merenda devem ficar atentos para a organização dos produtos. “É importante sempre controlar a validade dos alimentos, priorizando o consumo dos que têm prazo menor de validade", destacou a nutricionista e diretora de Infraestrutura e Logística da Secretaria da Educação, Márcia Stolarski.

CONTROLE - Outra recomendação da Secretaria é para os gestores controlarem os estoques de produtos e garantir um início de ano letivo sem falta de merenda. “Qualquer falta de controle da escola neste período pode comprometer a alimentação escolar nos primeiros dias de aula”, explica Márcia.

A diretora diz que a primeira remessa de merenda em 2015 deve começar a chegar às escolas no começo de fevereiro. A volta dos alunos para as salas de aula está marcada para 9 de fevereiro.

No Colégio Estadual Papa João Paulo I, em Curitiba, a direção e a equipe da cozinha organizam com antecedência o estoque da merenda servida aos 1.300 alunos.

“Fazemos a análise do estoque, o controle das datas de vencimento dos alimentos continuamente. O planejamento da merenda é fundamental”, explicou a diretora Sônia Maria Czelusniaki.

FRUTAS E LEGUMES - Além dos produtos não perecíveis, as escolas recebem semanalmente frutas, verduras e legumes de agricultores familiares. As carnes congeladas também são enviadas separadamente e chegam quinzenalmente aos 1,3 milhão de alunos.

Junto com os alimentos são encaminhadas sugestões de cardápio elaborado pelas nutricionistas da Secretaria da Educação.

As refeições são balanceadas e atendem aos diferentes hábitos alimentares regionais.

INVESTIMENTOS - Somente em 2014, o investimento em merenda escolar chegou a R$140 milhões na merenda, incluindo R$ 46 milhões para a compra de alimentos da agricultura familiar. Além disso, o Governo do Estado equipou as escolas com diversos equipamentos, entre eles fogões e freezers.

Para conhecimento dos itens e quantidades destinadas a cada escola, os diretores poderão acessar o link www.merenda.pr.gov.br/merenda/
Esta notícia foi publicada em 11/11/14 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.