Notícias

04/03/2015

Curso do Detran atualiza motoristas do transporte escolar

Assessoria de Comunicação/Seed

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, promove cursos de reciclagem para condutores de transporte escolar de 30 municípios. O objetivo é atualizar os motoristas que fizeram o curso há mais de cinco anos para garantir a segurança dos alunos e regularizar a situação destes profissionais.

O curso é ministrado por agentes do Detran e transmitido pelas telessalas que integram o sistema de Ensino Sem Distância (ESD) da autarquia. Com carga horária de 16 horas, aborda Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social – este último retomado dos conteúdos trabalhados no curso de especialização e Relacionamento Interpessoal, conforme a Resolução 168/04 do Conselho Nacional de Trânsito.

“O curso de atualização serve para aperfeiçoar o conhecimento técnico dos condutores de transporte escolar. Dessa forma, o Detran como órgão estadual de trânsito, atua para que as prefeituras qualifiquem os deslocamentos dos estudantes da rede pública de educação, garantido a segurança e o bem-estar da família paranaense”, comenta do coordenador da Controladoria Regional de Trânsito, Leonardo Nápoli.

Os municípios contemplados foram escolhidos de acordo com a demanda da Secretaria de Estado da Educação. Nesta fase, 30 municípios serão atendidos – Umuarama, Irati, Porecatu, Paranavaí, Apucarana, Iporã, Faxinal, Nova Aurora, Ponta Grossa, Campo Mourão, Laranjeiras do Sul, Francisco Beltrão, Wenceslau Braz, Santa Helena, Rolândia, Faxinal, Cornélio Procópio, Nova Londrina, Arapongas, Curitiba, Paranaguá, Cascavel Guarapuava, Cambé, Catanduvas, Ibaiti, Siqueira Campos, Toledo, Ibiporã, São José dos Pinhais.

LEGISLAÇÃO – De acordo com o Código de Transito Brasileiro (CTB), para conduzir um veículo do transporte escolar, além de possuir Carteira de Habilitação categoria “D”, o motorista deve ter um curso especializado de 50 horas, com validade de cinco anos. Após expirar a validade do curso, se o condutor desejar permanecer trabalhando com o transporte escolar, é necessário fazer um novo curso de reciclagem com carga horária de 16 horas.

O projeto tem como objetivo atender as demandas dos 399 municípios do Estado e regularizar a situação dos condutores do transporte escolar do ensino público.

A primeira foi iniciada em fevereiro, com curso em 20 municípios. A segunda fase, contemplou outros sete e mais doze serão beneficiados pelo programa em março.


Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 04/03/2015. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.