Um sonho possível - sala dos professores
Baseado em uma história real, o filme conta a história de Michael Oher, jovem negro, filho de uma mãe viciada. Certa vez, é convidado pela família de Leigh Anne Tuohy, milionários, para passar a noite em sua casa, pois estava tentando se esconder da chuva, e não tinha para onde ir. Porém, Michael não tinha ideia que aquele dia mudaria para sempre a sua vida, tornando-se, mais tarde, um astro do futebol americano.
Neste trecho, durante uma conversa os professores comentam sobre o péssimo desempenho de Michael na escola, até que a professora de Biologia discorda de todos e lê um texto que ele escreveu e jogou no lixo, intitulado "Paredes Brancas".
O trecho permite refletir sobre a rotulação de alunos e as alternativas possíveis para que os professores os conheçam. A partir do texto de Michael também é possível discutir a presença do preconceito velado e a percepção dos alunos quando não entendem o que o professor explica.
Ficha Técnica: The Blind Side, 2009, EUA, 128min., Direção: John Lee Hancock.
Palavras-chave: escola, postura do professor, relação professor-aluno, rotulação, preconceito.
- 35619
- 1443
Mais Informações
-
O triunfo - rotulação de alunos
Este filme é baseado na vida real de Ron Clark (1994), um professor da Carolina do Norte (EUA) que, em busca de desafios, começa a lecionar no Harlem, em Nova York, Estados Unidos.
Nesta cena, ao buscar emprego em Nova York, Clark se depara com uma briga entre professor e aluno na porta da escola, culminando no professor abandonando a turma. Ao mesmo tempo, Clark se oferece para a vaga e, mesmo ignorado pelo diretor, insiste. Ao conhecer as turmas, percebe que existe... -
Esperando pelo Super Homem - superação do preconceito na aprendizagem
O documentário nos lembra que as estatísticas educacionais têm nomes: Anthony, Francisco, Bianca, Daisy e Emily, cujas histórias são a base deste filme. Esperando Pelo Super-homem acompanha cinco crianças norteamericanas e seus pais que desejam obter uma educação pública decente, mas que acabam tendo que entrar em uma loteria, em formato de bingo, para obterem uma boa escola, porque os colégios próximos...