A voz do coração - ato infracional

O filme conta a história de Clément Mathieu, um compositor sem reconhecimento, mas que possui grande sensibilidade para enxergar a potencialidade das outras pessoas. Devido a essa capacidade, assim que chega no lúgubre orfanato para o qual fôra contratado como inspetor e professor, Mathieu, de imediato, percebe o prejuízo feito pelos pré-julgamentos, e a identificar os talentos por trás das crianças, rotuladas sempre como "casos perdidos".



Neste trecho os alunos arrombam o armário do professor Mathieu, e roubam uma pasta, acreditando que encontrariam fotos sensuais. Porém, encontram partituras de músicas compostas pelo professor e se questionam sobre o que seriam aqueles papéis. O professor surpreende os alunos e enquanto os questiona, o professor de Educação Física, responsável pela aula, aparece perguntando a Mathieu o que estava acontecendo. Com o objetivo de estabelecer uma relação diferente com os alunos, ele não os delata ao professor de Educação Física. O trecho possibilita discutir junto a equipe de professores o conceito de ato infracional e a importância da manutenção de uma relação saudável entre professor e aluno.



Ficha Técnica: Les Choristes. Drama, França, 2004, 95min, colorido. Direção: Christophe Barratier.



Palavras-chave: relação professor-aluno, adolescentes, ato infracional, violência contra o professor, reflexão, ação pedagógica, planejamento.

  • 17080
  • 193
fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações