Ana e o Rei - indisciplina e punição
O filme, ambientado em 1860, narra a história real da professora inglesa Anna Leonowens. Viúva, viaja até o Sião para ser tutora dos 58 filhos do Rei Mongkut.
Neste trecho a professora inicia as aulas de inglês na escola real, na qual tem a missão de ensinar aos filhos do rei e a uma de suas esposas. Antes que possa iniciar, o filho mais velho toma a palavra. Como é interrompido pelo filho da professora, o príncipe o insulta e inicia uma briga com ele. A professora pune os dois indisciplinados. Posteriormente, recebe a aprovação do rei à medida adotada.
O trecho permite discutir a importância do cumprimento de regras e do estabelecimento das ações pedagógicas, com apoio dos pais. Permite refletir ainda sobre os tipos de sanções aplicadas pelos professores e analisar seus efeitos a longo prazo.
Ficha técnica: Anna and the King, Drama, EUA, 1999, 147min.; COR. Direção:Andy Tennant.
Palavras-chave: Escola, professor, aluno, indisciplina, ato indisciplinar, ação pedagógica, apoio dos pais.
Fonte: www.pedagogia.marcinha.pro.br
- 43656
- 1091
Mais Informações
-
Escritores da Liberdade - indisciplina
Erin Gruwell é uma professora inexperiente que assume uma turma considerada 'problemática' em uma pequena escola num bairro periférico dos EUA. Com muito empenho e carinho, e por meio da leitura de livros que relatam guerras racistas e separatistas e entre gangues, consegue ensinar aos seus alunos valores como tolerância e disciplina, além de fazer da turma uma grande e unida família.
Este trecho apresenta uma cena na qual a professora... -
A voz do coração - indisciplina
O filme conta a história de Clément Mathieu, um compositor sem reconhecimento, mas que possui grande sensibilidade para enxergar a potencialidade das outras pessoas. Devido a essa capacidade, assim que chega no lúgubre orfanato para o qual fôra contratado como inspetor e professor, Mathieu, de imediato, percebe o prejuízo feito pelos pré-julgamentos, e a identificar os talentos por trás das crianças, rotuladas sempre como "casos perdidos".
Neste trecho, o... -
A voz do coração - ato indisciplinar
O filme conta a história de Clément Mathieu, um compositor sem reconhecimento, mas que possui grande sensibilidade para enxergar a potencialidade das outras pessoas. Devido a essa capacidade, assim que chega no lúgubre orfanato para o qual fôra contratado como inspetor e professor, Mathieu, de imediato, percebe o prejuízo feito pelos pré-julgamentos, e a identificar os talentos por trás das crianças, rotuladas sempre como...
-
Entre os muros da escola - reunião pedagógica e indisciplina
François Marin trabalha como professor de Língua Francesa em uma escola de Ensino Médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François procura estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.
O trecho apresenta uma reunião pedagógica, na qual há participação de uma mãe. Nesta reunião inicia-se uma discussão...