Formação de Pais e Alunos - Povos Indígenas - Conhecer para Valorizar
Este vídeo trata do tema: "Povos Indígenas - Conhecer para Valorizar".
Nele é abordada a Lei n.º 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena na educação básica. São apresentados os depoimentos dos professores de História, Roberto Lemos e Maria das Graças, e do professor de Geografia, Fabio Pinho, que falam de suas experiências em relação à inclusão dos conteúdos que envolvam o indígena no currículo escolar. O antropólogo, Luís Donisete Grupioni, e o historiador, José Ribamar Bessa discorrem sobre o impacto do desconhecimento da cultura indígena na Educação.
No vídeo, também, é apresentada as quatro ideias equivocadas sobre a população indígena identificadas nos livros didáticos - "Índio é tudo igual", "Índio é atrasado e primitivo", "Índio parou no tempo" e "Índio é passado". Para falar sobre esses equivocos ideológicos, foram convidados a participar do vídeo o indígena Huni Kuin, Joaquim Mana; o indigenista e documentarista, Vincent Carelli; a antropóloga, Ingrid Weber; o antropólogo, Wallace de Deus Barbosa; a linguísta e antropóloga, Bruna Franchetto; o diretor do Museu do Índio, José Carlos Levinho; o indígena Guarani Mbya, Alberto Alvarez; o antropólogo Milton Guran; a antropóloga, Lux Vidal; e a etnomusicóloga, Rosangela Pereira de Tugny. Há, ainda, a participação do indígena Kaingang Micael de Oliveira, da historiadora Marcia Malheiros, do antropólogo Carlos Augusto da Rocha Freire e da professora Ana Maria Santoli.
Produção: Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Museu do Índio
Idioma: Português
Palavras-chave: Cultura indígena. Lei n.º 11.645/08. Língua indígena. Organização social indígena. Relação étnico-racial.
Duração: 24min50s
Fonte: Youtube
* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.
- 27320
- 6148